As cores falam muito sobre nós e exercem um poder extraordinário sobre nossas emoções e sentimentos. Chamamos essa influência de psicologia das cores. Cada uma delas possui um significado e, consequentemente, causam diferentes emoções entre as pessoas. Por exemplo, no marketing, transmitir a emoção através das cores pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar determinado serviço ou produto.
A Psicologia das Cores é um estudo que demonstra a maneira como o nosso cérebro é capaz de processar essas cores, relacionando-as de forma quase imperceptível a uma emoção ou sentimento. Daí ser tão importante que conheçamos o significado das cores, não só para percebermos quais as paletas que mais nos favorecem, como também para sabermos aplicá-las ao nosso dia-a-dia pessoal e profissional e adequá-las à mensagem visual que desejamos transmitir ao outro e ao mundo. Esse estudo busca compreender o comportamento humano em relação às cores, analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, na criação de desejos e muito mais.
A grande verdade é que somos seres extremamente visuais. Nossos olhos percebem as cores bem antes de qualquer outro elemento, por isso, entender o que comunicam é essencial! E é essa é o grande segredo das cores, elas influenciam nosso humor e direcionam a energia do dia-a-dia. Visto que, geram estímulos para o que desejamos e para nosso bem-estar.
A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos. São elas: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Cada uma delas é representada por uma cor. Assim sendo, elas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas e podem estimular o nosso cérebro de muitas maneiras diferentes, por serem muito mais que um fenômeno ótico. Por exemplo, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Seguindo essa linha de raciocínio, pense qual a cor você mais gosta? Qual a cor menos lhe atrai? Vamos ver o que cada uma delas pode significar ou quais as sensações mentais elas podem provocar? Te proponho me acompanhar nesse universo colorido de dicas para que possa perceber porque determinadas sensações se manifestam quando está em contanto com uma das cores descritas abaixo:
O Amarelo
Remete à luz e ao calor. Pode estimular a fome. Não é à toa que marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo. Sensações: abundância, optimismo, alegria, amizade, cautela.
O vermelho
Representa diferentes emoções como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome. Sensações: paixão, emoção, exigência, juventude, perigo, desafio, urgência.
O Verde
É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde. Sensações: calma, tranquilidade, saúde, vida, cura, dinheiro, crescimento.
O Rosa
O rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência. Enquanto, o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução. Sensações: romance, fé, beleza, amor, sensibilidade.
O Laranja
É uma cor alegre, que transmite energia ao público e estimula a criatividade. Sensações: energia, desejo, calor, confiança, alegria.
O Azul
O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. Esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confiança. Sensações: credibilidade, confiança, profissionalismo, paz, segurança, força, integridade.
O Roxo
Significa poder, sabedoria e respeito, além de transmitir uma ideia de criatividade. Sensações: cura, proteção, inteligência, imaginação, dignidade, luxo.
Marrom
Passa a ideia de elegância, também tem relação direta com a natureza, representa a cor da madeira e da terra.
Preto
É a mais elegante das cores! Remete à sofisticação, modernidade e luxo. Sensações: sofisticação, poder, formalidade, mistério.
Branco
O branco é a cor mais pura. Ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância. Utilizada para transmitir higiene. Sensações: leveza, esperança, bondade, luz, pureza, simplicidade
Cinza
É uma cor agradável e que passa a sensação de modernidade e profissionalismo. Sensações: equilíbrio, neutralidade, estabilidade, força, autoridade, personalidade.
Ou seja, quer mais equilíbrio aposte no verde. Quer vibrar na criatividade vá de laranja. Quer se conectar com sua espiritualidade, vá de lilás. Quer serenidade aposte no azul. Precisa de energia ou está triste, aposte no branco e evite o preto!
Por influenciar, psicologicamente, no estado de espírito, as cores podem alterar a motivação e o humor, além de afetar a percepção da dimensão do ambiente. No entanto, um outro aspecto importante na vida do ser humano e que também pode ser influenciado pelas cores é o nosso senso de recordação. A visualização das cores pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Isso se assemelha ao que acontece com os cheiros. Consequentemente, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação vivida no passado.
Enfim, muitos desconhecem o poder influenciador das cores na energia interior que determina nossas emoções e sensações. Mas estar atento a elas e a seus significados, é fundamental para evitar sentimentos inadequados que podem baixar nossa energia e estimular bons fluídos. Portanto, o autoconhecimento é uma excelente ferramenta na busca por respostas internas que nos mostrem caminhos de crescimento pessoal, além disso, associar a psicologia das cores como aliada, agrega ainda mais valor ao nosso bem-estar físico e mental.
Commenti