• VAM Editoria Executiva Magazine

A moda é POP: O casamento perfeito

O encontro da moda com a Cultura Pop foi um casamento perfeito. Cantores, bandas e astros do cinema passaram a usar a moda como uma assinatura pessoal, nos palcos e fora deles.

Da mesma forma, estilistas encontram em vários artistas a personificação de suas marcas, fazendo deles embaixadores da mesma.

Nos anos 50, Elvis Presley com seu estilo único influenciou marcas e pessoas que queriam ser como o astro e Marilyn Monroe que ajudou a eternizar o icônico perfume Chanel nº5.

Nos anos 60, os Beatles com seus ternos e os cortes de cabelo viraram febre. Nos anos 70, a era do Glam Rock, com estilo volumoso e exótico. No final da década, o Punk estoura. Anos 80, Michael Jackson, Madonna e a vez dos acessórios. Nos anos 90, grunge e suas camisas de flanela à Kurt Cobain.

Ainda podemos destacar movimentos como: o Hip Hop e o K-Pop. E nomes como: Grace Kelly, Audrey Hepburn, Rita Hayworth, Ava Gardner, Brigitte Bardot, Britney Spears, Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, Harry Styles e Justin Bieber – Eu sei que vários nomes ficaram de fora, mas seria impossível listar todos. Mas se eu tivesse que escolher apenas um ícone que elevou essa relação moda e cultura Pop, com toda certeza seria David Bowie.Bowie deixou um legado imenso para gerações do passado, do presente e do futuro.

De Alexander McQueen a Jean Paul Gaultier, de Hedi Slimane a Jonathan Saunders, são muitos os criadores que já declararam ter influência da estética criada por Bowie. Os editoriais de moda também amam seu estilo, basta olhar para Kate Moss com make copiando o mesmo raio de Bowie. Aliás, o raio talvez seja um dos ícones mais reproduzidos de todos os tempos.Muito antes de falarmos de moda agênero, Bowie já nos trazia essa estética de forma brilhante e disruptiva, sua liberdade em misturar o masculino com o feminino é única. Alguns dos estilistas que criaram as peças mais icônicas são: Freddie Burretti, que desenhou a maioria dos figurinos de Ziggy Stardust, como o macacão multicolorido de sua persona, o costume azul bebê do vídeo “Life on Mars” (1972), o japonês Kansai Yamamoto, que criou o de macacão glitter listrado óptico da turnê Aladdin Sane, de 1973 e Ola Hudson criou os looks para a turnê do álbum Station to Station, em 1976.

De Elvis, passando por Bowie até chegar ao K-Pop, percebemos que esse casamento da moda com a cultura Pop continuará dando certo e nos influenciando por muitos anos.

Colunista VAM Magazine Fabio Monnerat Editor do blog Uber Fashion Fashion MktBrasileiro no Rio de Janeiro

#POP #Fashion #Kpop #Bowie #ladygaga

Contato: antonnio@vammagazine.com.br

Endereço: Honório Magno, 290. RS-SM

Telefone +5555997127649

  • Instagram

©2021 por VAM Magazine. Orgulhosamente criado com Wix.com

Formulário de Inscrição

Este site foi criado com o objetivo de Popularizar a moda em seus segmentos e de forma consciente.

Edições da VAM Magazine na plataforma estão disponíveis para acesso.

Nossa equipe de apoiadores e parceiros agradecem por você estar conosco!

Revista digital, desde 2019.

20191019121420_4742995258.png