Agosto dourado: Aleitamento materno garante saúde ao longo da vida

Especialista da SLMANDIC explica importância do Agosto Dourado para mães e bebês.


“O leite materno é o alimento próprio da espécie, ou seja, não existe nada parecido”, é assim que a pediatra e especialista em Neonatologia da São Leopoldo Mandic, Dra. Monica Barthelson Carvalho de Moura, fala sobre a importância do aleitamento materno. De acordo com ela, o mês é importante para a conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para os bebês e mamães. “Em um primeiro momento, não há como discutir a importância nutricional, já que todos os seus componentes são ideais para a saúde dos pequenos. O aleitamento materno também promove imunidade e proteção ao longo da vida do bebê, além de oferecer maior resistência a doenças intestinais e pulmonares, e também alergias”, explica. Segundo a especialista, o leite materno fornece anticorpos da mãe, que protegem os pequenos de doenças, como diarreia, infecções, obesidade infantil e doenças respiratórias.



Apoio

A especialista chama a atenção para a necessidade do apoio dos familiares durante a amamentação. “Nem sempre é fácil amamentar e a mulher necessita saber disso, já que o acolhimento e apoio familiar podem ajudar durante esse momento. Ao receber alta da maternidade, a mulher deve ter as primeiras semanas para reconhecer as dificuldades em casa – sem o apoio dos especialistas - para que possa amamentar com sucesso”.


Banco de leite

Dra. Monica ainda ressalta a importância da doação aos bancos de leite para alimentação de bebês internados em tratamento intensivo. “As mulheres que queiram doar devem entrar em contato com o banco de leite da sua cidade para mais instruções de ordenha e higienização. Vale ressaltar que, diferente do que muitos pensam, o leite doado será destinado à alimentação de bebês internados, e não da população em geral”. A Anvisa também possui papel ativo nesse processo para certificar que o leite passou pelos protocolos sanitários.

Sobre a São Leopoldo Mandic:

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 13 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Possui laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, HUB de Inovação e projetos como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico a comunidades carentes. O corpo docente é formado por professores e doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.