• VAM Editoria Executiva Magazine

ARTE BARROCA NO BRASIL



O Brasil teve grande influência da arte barroca através dos colonizadores portugueses especialmente na figura dos jesuítas durante o século XVII. Com o objetivo de promover a catequese dos índios os jesuítas e missionários católicos promoveram uma grande disseminação do estilo barroco em nosso país sob a forma de igrejas e imagens.


O estilo ornamentado do barroco tinha como função denotar o sagrado da igreja para uma população composta essencialmente de índios e escravos que não compreendiam os valores religiosos. O barroco é um estilo que se tornou muito pertinente no que diz respeito à história tendo se desenvolvido especialmente no estado de Minas Gerais e no Nordeste.


Arte Barroca no Brasil – Arte Sacra


Na Europa o estilo barroco pode ser identificado em construções que não tem ligação com a igreja. Contudo, no Brasil a arte barroca se concentrou no estilo sacro devido a falta de cultura de mecenato em nosso país. A elite do Brasil colônia não tinha o hábito de patrocinar a arte ou então investir na construção de palácios e afins.



Dessa forma o único setor em que se via investimentos e desenvolvimento da arte era o religioso. Nosso país conta com um grande número de exemplares de arte barroca sacra incluindo pinturas, estátuas, conventos, igrejas entre outros. Nesse contexto a arte barroca serviu como uma forma didática de transmitir os principais conceitos religiosos para uma população que não compreendida a fé dos europeus.


Como Era Produzida a Arte Barroca no Brasil


As obras assim como as construções da arte barroca do Brasil eram produzidas essencialmente a partir de barro cozido, pedra-sabão e madeira policromada ou dourada. Mesmo sem as mesmas condições da Europa, a arte barroca brasileira, se desenvolveu com foco na grandiosidade de suas obras assim como com uma grande preocupação em manter o ar dramático e composto de linhas curvas. Havia um toque medieval também na expressão da religiosidade barroca.   



Principais Construções Barrocas no Brasil


Na arquitetura o estilo barroco pode ser identificado com mais facilidade em edifícios de igrejas que no decorrer do tempo foram recebendo inovações no que diz respeito a forma com a adição de formas curiosas em suas fachadas como losangos, círculos, formas ovais entre outros. Os exemplos mais interessantes de arquitetura barroca no Brasil são a Concatedral de São Pedro dos Clérigos e a Matriz de Santo Antônio, ambos na cidade do Recife assim como a Igreja Nossa Senhora dos Pretos em Salvador.


A cidade mineira de Ouro Preto é uma das que mais desenvolveu arquitetura religiosa barroca pelo fato de ter passado por processo de povoação em paralelo ao auge do sucesso do estilo. Dentre as igrejas que podem ser vistas na cidade estão Igreja São Francisco de Assis e Igreja do Rosário dos Pretos. Ressaltamos ainda que Aleijadinho é de Ouro Preto.



Quem Foram os Principais Artistas da Arte Barroca no Brasil?


O auge da arte barroca em nosso país se deu na mudança do século XVIII para o XIX e nessa fase dois artistas tiveram grande destaque sendo um o escultor Antônio Francisco Lisboa conhecido como ‘Aleijadinho’ e outro o pintor Manuel da Costa Ataíde. Esses dois artistas desenvolveram caminhos próprios na arte barroca eliminando alguns exageros comuns no Brasil e produzindo uma arte mais próxima daquela da Europa.


O estilo barroco nem sempre tem seu valor artístico e comunicativo reconhecido, porém, o trabalho de artistas como Aleijadinho nos permite vislumbrar a convivência difícil entre os elementos medievais e do renascimento. Figuras com visual austero e menos detalhado estão lado a lado com belos e sinuosos ornamentos. O trabalho desses artistas se beneficiou de um momento econômico positivo do Brasil colônia.


Nessa época nosso país vivia o ápice da exploração do ouro que se iniciou no século XVIII. Foi um momento em que mulatos e outros indivíduos excluídos socialmente conseguiam conquistar certa ascensão social devido ao seu trabalho artístico. Houve a formação de uma clientela que ansiava por consumir peças de arte barroca eram essencialmente de tema religioso. Nas primeiras décadas do século XIX o neoclassicismo foi adotado relegando o barroco ao passado.


FONTES: todamateria; cultura.culturamix.com

#ARTE #ARTEBARROCA #EUROPA

Contato: antonnio@vammagazine.com.br

Endereço: Honório Magno, 290. RS-SM

Telefone +5555997127649

  • Instagram

©2021 por VAM Magazine. Orgulhosamente criado com Wix.com

Formulário de Inscrição

Este site foi criado com o objetivo de Popularizar a moda em seus segmentos e de forma consciente.

Edições da VAM Magazine na plataforma estão disponíveis para acesso.

Nossa equipe de apoiadores e parceiros agradecem por você estar conosco!

Revista digital, desde 2019.

20191019121420_4742995258.png