top of page

Carlo Guaragna, ícone da yoga, ensina como a prática ajuda no equilíbrio do corpo e a mente

O instrutor, que faz sucesso na web com seus vídeos rápidos de como inserir a yoga e a meditação no dia a dia, revela técnicas que podem ajudar a começar um novo ciclo depois da virada.

Crédito: Mariel Fabris

Fim de ano é sempre um momento para refletir e traçar novas metas. A Yoga é uma técnica que além de ajudar no equilíbrio do corpo e da mente pode levar a um estado de conexão muito grande com o interior de cada pessoa. Carlo Guaragna, professor de yoga e meditação que virou sucesso na web com seus conteúdos que ensinam como inserir a prática no dia a dia, explica como utilizá-la para melhorar a organização pessoal e concentração para o próximo ano. O professor acredita que esse é um momento onde o universo parece convidar todos a refletirem e buscarem novas metas. Para ele, as técnicas da yoga podem ser aliadas importantes neste período:

“Yoga é uma filosofia e prática que visa o autoconhecimento. Ela pode e vai ajudar muito nesse momento de início e fim de ciclo. Com a yoga você manterá a conexão com você mesmo, com aquele ‘eu profundo’ que mergulha nas reflexões mais genuínas, mas é esquecido, em muitos casos. Utilizando essas práticas isso não vai acontecer”.


O professor de yoga ressalta que nesta fase de transformações as pessoas costumam idealizar inúmeros sonhos e metas, mas acabam não levando adiante no outros dias do ano que se inicia:


“Da mesma forma que o universo chama a esta profunda reflexão, nós esquecemos de nós mesmos o ano inteiro, muitas vezes, vivendo dispersos, esquecidos do que realmente queremos para nós. As palavras anotadas naquela listinha de fim de ano vem do coração, mas acabam sendo levadas pelo vento da desconexão consigo mesmo no dia seguinte à queima de fogos de artifício”.


Para não deixar as promessas feitas na véspera de 2022 ficarem apenas no papel, confira três dicas de Carlo sobre como a yoga que pode fazer com que o novo ano seja inesquecível:


Presença Carlo explica que para ter um ano cheio de realizações é necessário cultivar a presença, vitalidade e a habilidade de escolha (dizer não). A presença no yoga é cultivada através da técnica de meditação e respiração.

“Praticar de 5 a 10 minutos de meditação por dia pode levar qualquer um a chegar ao final de um dia, semana e até com a sensação de satisfação por ter feito aquilo que você planejou para si mesmo, cumprindo um combinado consigo e aumentando drasticamente a autoconfiança”.

Vitalidade e Energia Vital

Ter energia vital para fazer tudo o que é necessário para realizar-se neste novo ano é primordial. Carlo Guaragna conta que tudo o que fazemos com o corpo tem relação direta com a mente. Cuidar destas ferramentas de concretização da nossa vida é de suma importância:


“As técnicas corporais do yoga (asanas) beneficiam o corpo de maneira ímpar, purificando, flexibilizando, fortalecendo e criando uma sensação de disposição para com a vida. Além dos benefícios da meditação em termos terapêuticos, que não caberiam em uma página, posso citar o aumento da gratidão, organização, redução de estresse e ansiedade, melhoria do sono e das relações interpessoais, esses são só o começo da colheita de todos os resultados que esta prática promove”.

Habilidade de escolha

Carlo reforça que a disposição e a presença são essenciais para ter escolhas mais acertadas para o dia a dia. E por meio da yoga é possível pensar no presente de forma positiva, fabricar um passado que nos dê mais alegria e mais energia para tomarmos escolhas que nem sempre serão fáceis, mas sempre darão bons frutos:


“Seu ano de 2022 com a yoga será muito mais presente, com bem-estar, vitalidade, presença e recheado de escolhas que te elevarão cada vez mais. Conte comigo para estarmos juntos este ano e através da prática e do conhecimento do yoga, você não esquecerá daquilo que deseja pra si mesmo e terá o melhor ano da sua vida”.

Curso de yoga com Carlo Guaragna

Em janeiro de 2022, Carlo Guaragna abre as concorridas vagas para o curso de formação de professores de yoga que já está na 10a edição. Serão mais de 350 horas de aulas. Desenvolvido durante todos esses anos de aprendizado e estudo de Carlo, esse programa de ensino terá duração de 10 meses e todos que já fizeram garantem a qualidade e transformação.


Com uma base muito apoiada em filosofia e na prática, o curso formou e transformou a vida de mais de 500 pessoas. Além disso, Carlo vai acompanhar de perto a evolução dos alunos, por meio de encontros virtuais semanais.

Carlo Guaragna, 31 anos, fez da yoga um caminho de autoconhecimento. Formado em administração pela ESPM, o porto-alegrense trabalhou em diversas profissões, desde vendedor até administrador de lojas, mas não conseguia encontrar um propósito nessas funções. Até que aos 20 anos, cansado de não saber quem realmente era, no meio da influência da família, amigos e personalidades, encontrou na yoga mais do que uma meditação ou alongamento: um estilo de vida. Hoje, com mais de 10 anos no yoga, tendo formado mais de 500 professores e com 15 mil alunos, Carlo tem passado adiante todo o aprendizado e conhecimento que adquiriu ao longo de todos esses anos nas redes sociais, onde conta com mais de 175 mil seguidores no Instagram e 60 mil inscritos no seu canal do YouTube.

Para mais informações sobre Carlo Guaragna:



Commentaires


bottom of page