Podemos dizer que o Gustavo foi “picado” pelo mosquito dos Beatles
Hoje no Brasil a cultura musical acaba indo para uma direção e gostos mais “populares “ como funk, samba, pisadinha, sertanejo ... como aconteceu esse gosto musical pelos Beatles ?
Podemos dizer que o Gustavo foi “picado” pelo mosquito dos Beatles. Aos 5 anos, durante ensaios para uma apresentação de Dia das Mães da escola, conheceu as músicas do quarteto de Liverpool e, desde então, se encantou por toda obra deles.
O Gustavo também acompanha documentários ? ele sabe a trajetória dos Beatles, discografia ? Ele tem LPs ?
Até hoje, talvez por conta da pouca idade, o Gustavo não teve muito interesse por assistir documentários, apesar de ter assistido boa parte do “The Beatles Anthology”, conhecendo assim um pouco da trajetória dos Beatles, porém, o que mais interessa até hoje para ele são as músicas e detalhes de cada instrumento utilizados por eles. O Gustavo tem alguns LPs que ganhou de presente de uma das maiores personalidades mundiais da Beatlemania, Marco Antônio Mallagoli, presidente do Fã Clube Revolution e proprietário de um grande acervo de tudo o que diz respeito à banda, que também é um dos maiores incentivadores, mestre e amigo do Gustavo.
Percebi que nas redes sociais do Gustavo, colocando a parte o gosto musical vocês se inspiram não só com a musica mas também com roupas , fotos , logomarcas muito parecidas com a dos Beatles , o Gustavo pretende fazer algo 100 % autoral sem a pegada Cover ?
Mais uma vez, acho que a idade dele não nos permite responder com certeza como será o futuro do Gustavo no que diz respeito à música. No entanto, ele já compôs 4 músicas autorais simples, na qual fez todos os arranjos, tocou todos os instrumentos e as mixou, além de cantar. Caso ele siga no ritmo atual, acreditamos que, como todo grande musicista, queira sim fazer um trabalho autoral.
Ele é uma criança bem diferenciada das demais , quantos instrumentos ele toca? Como aconteceu isso? Fez algum curso ?
Sim, o Gustavo é uma criança bastante diferenciada e o talento dele para música se manifestou muito cedo. Atualmente, além de cantar, ele toca: guitarra (bases e solos), violão, baixo, piano, teclado sintetizador, ukulele, e arrisca tocar algo na gaita e na bateria, se for preciso. Outra aquisição recente do Gustavo foi aprender, após fazer aulas, a usar o software “Logic Pro”, o mesmo utilizado por músicos profissionais e que permite criar músicas e fazer toda a mixagem delas. O interesse para tocar instrumentos musicais surgiu após se apresentar, praticamente todos os finais de semana, nas exposições Beatles em Shoppings, promovidas pelo Fã Clube Revolution, nas quais o Marco Mallagoli tocava para ele cantar. Aos poucos, ele foi despertando nele essa vontade de aprender a tocar um instrumento. Até então, ele utilizava instrumentos de papelão ou madeira, confeccionados artesanalmente, com visual idêntico ao dos Beatles, mas que não produziam som.
A partir deste interesse crescente e, principalmente, durante a pandemia, o Gustavo começou a fazer aulas com professores / músicos renomados nos respectivos segmentos, aprendendo e aprimorando mais seus conhecimentos, que ainda são apenas práticos e não teóricos.
Algum Beatle já conheceu o trabalho do Gustavo ? Seria esse o maior sonho?
Infelizmente, até onde sabemos, nenhum dos integrantes dos Beatles, que ainda estão vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, conheceram o trabalho do Gustavo, embora o perfil do Instagram do George Harrison tenha repostado um vídeo dele tocando uma música do próprio George e tenha aparecido, só que desta vez não cantando e tocando, no vídeo oficial de aniversário do Ringo Starr desse ano de 2021. O maior e talvez mais distante sonho do Gustavo é poder dividir o palco com Sir Paul McCartney, tocando e cantando junto com ele.
Falando em música brasileira, qual artista, grupo ele admira ? Ou a pegada é só internacional ?
A primeira banda brasileira que ele conheceu foi “Renato e Seus Blue Caps” e seu fundador, Renato Barros. Cantou alguns de seus sucessos, que encantavam sempre as plateias por onde se apresentava. Recentemente, conheceu, através de trilhas sonoras de novelas, outros artistas nacionais, como Cazuza e Lulu Santos, por exemplo. Podemos dizer que o repertório dele, que antes era exclusivo aos Beatles, está aos poucos se ampliando e dando espaço a alguns sucessos também nacionais. A paixão recente do Gustavo, mas ainda no repertório internacional, são grandes sucessos dos anos 80, como por exemplo, Dire Straits, A-ha, Queen, entre outros.
Qual o sonho de vocês em relação a carreira artística do Gustavo ?
Nosso maior sonho é que ele se sinta realizado e, se possível, fazendo o que gosta. Nesse sentido, desejamos que ele tenha todo trabalho e empenho dele reconhecidos e valorizados, para quem sabe, um dia poder estar ao lado nos palcos, cantando e tocando com os grandes músicos que ele admira.
Analiso que artistas aqui no Brasil não conseguem emplacar “sucessos “ cantando musicas internacionais, isso aconteceu com Claudia Leitte, Ivete Sangalo, e no caso da Anitta que também investiu fora do País, como vocês analisam isso? Pensam em lançar uma música em Português para ele ? Ou arriscar o inglês?
Como pais do Gustavo, precisamos ser sinceros. Os nossos desejos estão concentrados em poder realizar os desejos dele e fazer por ele o que ainda não é possível ele fazer sozinho, um exemplo disso é o cuidado que temos com as redes sociais. Sempre que vamos produzir algo para postar, até hoje, tem sido o que percebemos que ele gostaria que fosse registrado no momento. Nesse sentido, se a vontade dele for continuar predominantemente cantando em inglês, não obrigaremos ele cantar em português, aliás, é uma prática nossa não o forçar a aprender nada que ele próprio não queira na música. A única certeza que temos, por conhecê-lo muito bem, é que a qualquer momento ele poderá se encantar por alguma música nova, como vem acontecendo ultimamente, e quem sabe, se for uma música nacional, possamos fazer o lançamento dela também.
Como é o repertório de apresentação do Gustavo? Na plateia mais adultos fãs dos Beatles ou tem crianças que curtem também?
No repertório atual, além de sucessos interpretados pelos Beatles, como: “Twist & Shout”, “I wanna hold your hand”, “Come Together”, entre outras, atualmente, há sucessos como “Take on Me” (A-ha), ”Walk of Life” (Dire Straits), “I was born to love you” (Queen) e até outras músicas mais atuais, como “Never Let Me Go” (Alok, Bruno Martini e Zeeba). Com relação à plateia, normalmente é bastante variada e inclui crianças também, que, em sua maioria, gostam de dançar ao som dos Beatles, ainda mais vendo outra criança tocando e cantando no palco, como é o caso do Gustavo.
Na internet percebi que ele tem um número considerável de seguidores, como Gustavo encara esse reconhecimento?
Embora o Gustavo grave vídeos para as redes sociais e sempre esteja ciente do que é postado, deixamos sempre claro para ele que as redes sociais são apenas registros do trabalho dele e que abrem possibilidade de ele ser visto por quem admira, como já aconteceu diversas vezes, sendo que parte dessas pessoas até se tornaram amigas. Ao mesmo tempo, explicamos para ele que esse registro não é mais importante do que a vida real dele, então, fazendo muito ou pouco sucesso, até hoje, ele não se deixou influenciar por isso, embora saibamos que seja natural ficar orgulhoso por ter algum tipo de reconhecimento e ser notado por músicos renomados internacionalmente, como no caso do John Fogerty, James Taylor e Brian Ray, que elogiaram vídeos dele no Instagram.
Quando ele não está tocando, ensaiando, o que ele faz? Quais as atividades do Gustavo fora o mundo da música?
Nas horas de lazer, nas quais não está tocando ou fazendo algo relacionado à música, o Gustavo, assim como a maioria das crianças, gosta muito de brincar usando sua imaginação e, então, um dia ele pode ser um empresário, em outro é um produtor de TV e por aí vai, além é claro de brincar com brinquedos que ele gosta. Outras duas coisas que o Gustavo gosta muito de fazer, embora não seja propriamente dita uma brincadeira, é “brincar” de ser professor dos avós e criar sites de internet. Vale lembrar que o Gustavo leva as brincadeiras muito a sério, então, por causa da pandemia, ele criou uma escola on-line, na qual prepara e disponibiliza para seus “aluninhos” conteúdos variados, normalmente inspirados pelo que está aprendendo na escola dele naquele momento. Com relação aos sites, já construiu vários deles, porém todos em caráter experimental, segundo ele para ganhar experiência e conhecimento para criar um próprio, a partir do zero.
Quais as novidades para 2022?
Seria muito pretencioso da nossa parte já estar anunciando novidades, mas esperamos que seja um ano de muitas realizações para o Gustavo, afinal, até lá talvez ele já esteja vacinado e possa levar uma vida completamente diferente dos últimos 19 meses. Em se tratando do Gustavo, por já ter realizado tanto em tão pouco tempo, é muito provável que venham novidades por aí, afinal, a vida com ele é muito dinâmica e só nos damos conta de tudo que ele já fez quando paramos e fazemos uma retrospectiva dos ainda poucos anos de vida que ele tem, comparados ao tanto que já realizou.
Comments