• VAM Editoria Executiva Magazine

Instalação “The Bartender” de Brunno Jahara coloca o Paribar no roteiro do design paulis



Semana de Design de São Paulo, que vai até o dia 25, ganha espaço inspirado no Bar Basso de Milão como ponto de encontro de designers, artistas, arquitetos e visitantes das mostras da cidade.


Até o dia 25 de agosto, São Paulo se torna palco do maior festival urbano de design da América Latina, trata-se do Design Weekend – Semana de Design de São Paulo 2019. Dentre os inúmeros eventos independentes e simultâneos que acontecem pela cidade está a instalação“The Bartender”, do designer Brunno Jahara, em um endereço icônico da boemia paulistana, o Paribar, no Centro da cidade. No domingo, a casa ainda prepara uma festa especial para o encerramento da programação.


“Tudo começou quando notamos na semana paulistana a carência de um ponto de encontro entre o público do meio como acontece em Milão, quando todos se reúnem no famoso Bar Basso. Senti que precisávamos ter um espaço como este por aqui, com essa sinergia com o design e interação entre público de todas as mostras. Logo pensei no Paribar e nasceu a ideia da instalação ‘The Bartender’”, conta Brunno Jahara.


“The Bartender” é um passeio pelo trabalho de Jahara


A instalação une peças de diversas coleções e projetos de Jahara nas quais buscou trazer elementos dos bares tradicionais em uma conexão com o design. “São trabalhos de diversos momentos e com diferentes inspirações e referências, mas que, juntos, nos transportam para a boemia e a mixologia quase artística”, explica o designer.


Durante toda a semana, os visitantes do Paribar poderão conferir:


STRIPES & BUBBLES: A coleção mais recente, composta de copos produzidos em cristal lapidado da fábrica de vidros Mozart, que fica no sul do Brasil. Uma abordagem lúdica no trabalho com cristais, utilizando cores vivas e mistura de padrões entre listras e bolhas.


STACKS: Uma linha produzida para a St. James, inspirada na tradição de objetos prateados da empresa, composta por bandejas, castiçais, caixas e baldes para o serviço de snacks e bebidas.


SAMBAQUI: Jahara foi um dos 32 artistas que colaboraram com o projeto Sambaqui, assinando quatro dos 48 pratos. Um trabalho que tinha como propósito estabelecer parcerias de aprendizado e produção com escolas e coletivos de arte que atendiam populações de baixa renda gerando trabalho para as comunidades.


BATUQUE: Vasos em porcelana produzidos no Brasil para a grife Holaria. O design foi inspirado em uma coleção anterior produzida em alumínio chamada “Batucada”. Aqui, ele transfere o efeito amassado do alumínio que era produzido com um martelo para os contornos da porcelana em acabamento brando, prateado ou dourado.


WESTWING: Jahara desenvolveu para a Westwing, empresa de origem alemã que opera no mundo inteiro com vendas no setor de home & living, duas linhas exclusivas em porcelana para mesa. Uma delas com inspiração tropical e na vida no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e outra com influência do design dos tradicionais azulejos portugueses.


Sobre Brunno Jahara


Nascido e criado no Rio de Janeiro, Jahara estudou design industrial, na Universidade de Brasília, antes de se mudar para a Itália para um período de estudos na Universidade de Arquitetura de Veneza e por dois anos no centro cultural Fabrica. Uma educação que, misturada a sua própria entrada caótica do design brasileiro, fornece uma mistura distinta e multicultural de sabores na marca Jahara Studio.


“Eu acredito nessa mistura, na qual posso projetar algo que se comunique com pessoas de todo o mundo”, diz.


Treinado na Europa e baseado no Rio de Janeiro, Jahara é um dos grandes nomes da nova cena do design brasileiro, falando sobre o país em cada detalhe de seu trabalho com uma linguagem internacional. Um verdadeiro incentivo a um país vasto e multicultural – abundante em recursos, inovação e artesanato – na construção de uma identidade de design.


Sobre o Paribar


O Paribar é uma casa que faz parte da história do centro de São Paulo, um bar e restaurante que nasceu em 1949. Seu nome vem da junção das iniciais das palavras “pastifício”, “ristorante” e “bar”, que já demonstram sua vocação. Uma diversidade que, ainda em sua versão atual sob o comando do chef Luiz Campiglia, vai além do cardápio. Sua efervescência cultural e seu público é parte fundamental do charme do lugar por onde passam, há décadas, intelectuais, políticos, jornalistas, poetas, artistas e boêmios em geral.


Nas décadas de 50, 60 e 70 podiam ser vistos em suas mesas nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto Carlos, Marcos Rey, Sérgio Milliet, e até mesmo Che Guevara em sua passagem pelo Brasil, em 1961, além de Mick Jagger e Keith Richards, entre 1978 e 79.


Quando assumiu o endereço, Luiz Campiglia ainda não conhecia sua importância histórica e, no local, inaugurou, em 2005, o restaurante Santa Fé. Contudo, antigos e saudosistas frequentadores começaram a frequentar sua casa e contar sua história. O chef, que já possuía uma relação de amor com a cidade e a região central, decide então que precisava prestar essa homenagem e, em 2010, nasce o Paribar, buscando referências clássicas em vários detalhes fieis ao original, desde o menu até a decoração, como o toldo verde e branco, o balcão iluminado, as cadeiras de vime e a fachada de mármore italiano.


Serviço


“The Bartenter” by Brunno Jahara – Semana de Design de São Paulo


Data: 20 a 25 de agosto de 2019


Drink bar & happy hours everynight


Festa de encerramento


Data: 25 de Agosto de 2019 (domingo).


Horário: De 18h as 23h.


Paribar


Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42 – Centro – São Paulo – SP


Telefone: 11 3159-0219


Horários de funcionamento: Seg: 11h as 22h | Ter a Sab: 11h as 00h | Dom: 11h as 17h.

Formulário de Inscrição

Contato: antonnio@vammagazine.com.br

Endereço: Honório Magno, 290. RS-SM

Telefone +5555997127649

20191019121420_4742995258.png

Este site foi criado com o objetivo de Popularizar a moda em seus segmentos e de forma consciente.

Edições da VAM Magazine na plataforma estão disponíveis para acesso.

Nossa equipe de apoiadores e parceiros agradecem por você estar conosco!

Revista digital, desde 2019.

  • Instagram

©2021 por VAM Magazine. Orgulhosamente criado com Wix.com