Joaquim Ferraz: hairstylist entre os mais conceituados do Brasil, expert em cor e alongamento
top of page

Joaquim Ferraz: hairstylist entre os mais conceituados do Brasil, expert em cor e alongamento

Influenciador e idealizador de métodos exclusivos, o artista assina mudanças de visuais de personalidades entre Fortaleza e São Paulo

Joaquim Ferraz é um dos hairstylists mais conceituados do Brasil, expert em cor e alongamento. Mas sua paixão por esse universo não é de hoje. Iniciou sua trajetória aos 16 anos de idade, e desde então, desenvolveu técnicas super exclusivas, ministrou palestras, cursos e formou centenas de novos profissionais.


Em sua trajetória, Joaquim Ferraz idealizou o salão JF Beauty House e criou métodos exclusivos de cor, alongamento de cabelos e cortes personalizados. Para o alongamento, seu método próprio traz tecnologia e material de altíssima qualidade, com fios premium e acabamento imperceptível, que não comprometem a saúde capilar.


Carismático, com seus trabalhos criativos e inovadores, o influenciador, atualmente com quase 500 mil seguidores no Instagram, é mais do que um hairstylist especialista em transformações capilares, mas também um incentivador da autoestima feminina, pois cada cliente é tratada de forma individualizada e única para que ela seja, sempre, surpreendida com excelentes resultados.


Formado pelas maiores academias do mundo, entre elas: Pivot Point, Tony Guy e Llongueras, Joaquim Ferraz conquistou visibilidade de grandes marcas como Truss Professional e Mallory, além de já ter realizado vários treinamentos de aperfeiçoamento e atendimentos em Nova York, Londres, Miami e Toronto.


Com 10 anos de profissão, Joaquim faz suas apostas para cuidar das madeixas em 2022. “É o ano de cores vibrantes e personalizadas: dourado, damasco e amêndoas, em técnica de balayage, serão tendências. No corte minha indicação são shot bob, long bob e mid bob com repicados nas pontas e acabamento leve e sem marcação de camadas.”, revela o hairstylist para a VAM Magazine. Leia a seguir e entrevista exclusiva e completa com esse super profissional de sucesso:

VAM: Joaquim. Você costuma receber convites de salões de várias partes do país para fazer atendimentos como em São Paulo e Fortaleza. Há muita diferença entre os pedidos das clientes entre as regiões do país? Sim, tem uma diferença entre os desejos das clientes, cabelo é cultura, a região nordeste tem tipos de pedidos diferentes da região sudeste, então cada região do país tem necessidades diferentes, até por que os estilos de vida das pessoas e clima do local influenciam muito nos pedidos de cor, alongamento e corte.


VAM: Começou aos 16 anos, e hoje possui no seu currículo vasta experiência em atendimento e técnicas. Quando o procuram, Joaquim, qual o seu diferencial? E o que levou a trabalhar com o mundo da beleza? Nos conte o início de tudo: O meu diferencial é que eu tenho uma preocupação integrada com a cliente, uma preocupação de acordo com o que ela goste de expressar, que fique bom pra ela, e o que o cabelo dela pode em relação a saúde. Eu comecei a trabalhar nesse mundo da beleza logo no colégio, eu estava no terceiro ano do ensino médio e fazia o cabelo e penteado das minhas amigas, foi natural e inesperado, e quando terminava os penteados, eu percebia que elas tinham gostado mesmo, vinha do coração e isso me deixava muito feliz. Eu quis ver esse sorriso com mais frequência na minha vida e assim começou minha história como cabeleireiro. Eu queria cuidar da auto estima das pessoas, então hoje minha missão é elevar a autoestima de todas as mulheres que passam pelas minhas mãos.



VAM: Idealizou o A JF Beauty House, e com o papel de investidor, qual a sua maior conquista profissional, além do seu espaço? Conte quais os procedimentos mais buscados no A JF Beauty House? Minhas maiores conquistas foram as minhas viagens internacionais onde eu fui em busca de mais conhecimentos para me aprimorar e dos melhores cursos do mercado. Conquistei meu apartamento, meu carro, algumas casas que eu tenho de investimento que me geram renda passiva e ter possibilidades de ter uma vida extraordinárias com alguns artigos de luxo.


VAM: Carismático, com seus trabalhos criativos e inovadores, atualmente você possui quase 500 mil seguidores no Instagram, se tornou mais do que um hairstylist especialista em transformações capilares, mas também um incentivador da autoestima feminina. O que você mais escuta das mulheres que transforma? Eu escuto muito das mulheres que eu transformo, naquele momento de transformação para frente, o cabelo realmente tem esse papel , ele pode trazer essa força que ela estava precisando naquele momento, eu recebo muitas mensagens de mulheres me agradecendo do quanto aquele cabelo deu força para que ela fizesse algo por ela, foi importante para esse novo momento que ela está começando.


VAM: Formado pelas maiores academias do mundo, entre elas: Pivot Point, Tony Guy e Llongueras, Joaquim Ferraz conquistou visibilidade de grandes marcas como Truss Professional e Mallory, além de já ter realizado vários treinamentos de aperfeiçoamento e atendimentos em Nova York, Londres, Miami e Toronto. Qual a sua maior dificuldade até hoje? E como percebe as técnicas lá de fora sendo aplicadas aqui no Brasil? As maiores dificuldades até hoje quando vamos pra outro país é realmente a concepção de referência daquele local, as brasileiras são vaidosas e se cuidam e nem sempre a cultura daquele país tem esse costume, mas nossas técnicas são muito bem aceitas fora do país, até por que ela não tem esse costumam, quando param para se cuidar, elas adoram.


VAM: Joaquim, com mais de 10 anos de carreira, quais são as tendências que você elege como as mais usadas em 2022? Esse ano a pegada são cores softs, cores que são criadas de forma estratégicas, descolorindo o mínimo possível de cabelo e deixando o mais saudável possível, a era atualmente é de cuidado e as clientes estão amando, e estão focando muito no cuidado capilar de como manter esse cuidado em casa, a saúde do cabelo.

Elas estão sempre buscando técnica e transformações que proporcionem para elas saúde capilar e que elas consigam manter essa saúde capilar em casa.


VAM: No Brasil, quais são as celebridades que admira a beleza natural? No Brasil as mulheres gostam desse casting de beleza natural, mas todas elas fazem mechas no estilo soft color, onde realçam seus cabelos naturais, mas todas elas têm químicas de forma estratégicas com cabelos luminosos. Como elas sempre fazem fotos e vídeos, cabelos radiantes se destacam nesse tipo de trabalho.


VAM: Nos conte dois mitos e duas verdades sobre o mundo capilar:

Mito é que cortar cabelo na lua cheia o cabelo cresce mais, depende muito da fase do cabelo da própria cliente.

Coloração mais tempo ela deixa o cabelo mais vibrante, é mentira, deve ser respeitado o tempo de ação do produto, se passar do tempo o cabelo fica mais saturado e compromete e dá efeitos colaterais ao fio, comprometendo a saúde capilar. Coloração mais tempo no cabelo não deixa o cabelo mais bonito.

Verdade: Cabelo lindo é cabelo saudável – Você nunca verá um cabelo bonito sem estar saudável

Verdade: Mechas e alisamento são procedimentos incompatíveis, então deve ter muito cuidado para o cabelo com essas duas químicas.

VAM: O que desespera o hairstylist? O que me desespera é quando a cliente quer fazer um procedimento e o cabelo dela não tem saúde para fazer e ela quer por que quer fazer, aí ela não faz, vai atrás de outro profissional que faça, quebra todo o cabelo dela e ela não trata isso como prioridade.


VAM: Vamos fazer uma transformação capilar nas mídias da VAM + Joaquim, topa? Como lida com as mudanças da sua vida? Vamos fazer sim, uma transformação... ficara top! Eu lido de forma muito resiliente com as mudanças da vida, entendo que tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Nós temos todos os dias uma chance de estar melhor e se tornar melhor!

VAM: Para finalizar, Joaquim você se considera um empresário de sucesso? Qual a sua dica profissional para quem já trabalha nesse segmento?

Eu me considero sim um empresário de sucesso, há tempos atrás eu estava na periferia, eu não tinha nenhum apoio financeiro de ninguém, eu não tinha grandes chances de vida e a dica que eu dou para os profissionais é realmente não desistir dos seus sonhos e não negociar ele com ninguém. Continuar focado, continuar entregando o que tem que ser entregue e lutar pelos seus sonhos com o máximo de força que você puder.


Assessoria: Accessmidia

Fotos: Nicolasgondim

bottom of page