LATAM realiza o primeiro embarque oficial com reconhecimento facial do aeroporto de Brasília

Companhia lidera os testes do programa Embarque + Seguro, tendo sido responsável por 54% de todos os embarques biométricos realizados nos seis aeroportos já testados pelo Governo Federal no Brasil

LATAM está comprometida com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autônoma


Líder com 54% de todos os testes feitos até hoje pelo programa Embarque + Seguro, a LATAM realiza na manhã de hoje (12/8) o primeiro embarque oficial com reconhecimento facial biométrico do aeroporto de Brasília, um dos principais hubs (centros de conexão) da companhia. Com a presença de autoridades e convidados, o voo LA3293 com destino ao Rio de Janeiro/Santos Dumont foi o escolhido para representar o uso dessa nova tecnologia. De todos os seis aeródromos já testados, a LATAM foi a aérea que mais auxiliou o programa, realizando o embarque de 1.320 passageiros até agora. A companhia manterá até dois voos diários dedicados aos testes do Embarque + Seguro na capital federal até que a biometria possa ser adotada de maneira permanente. “Estamos comprometidos com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autônoma. Além disso, o aeroporto de Brasília é um parceiro de longa data que sempre nos apoia em projetos de inovação e desenvolvimento de novos serviços. Hoje, somos a companhia aérea líder em Brasília, com mais de 50% dos voos do aeroporto, o que nos dá uma ampla amostra de diferentes públicos e mercados para testar novas funcionalidades.”, afirma Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil. A importância de Brasília para os negócios da LATAM e a retomada gradual da demanda pelo serviço aéreo em consequência do avanço da vacinação fizeram a companhia aumentar em 24% (de 56 para 69) o número de decolagens diárias em Brasília a partir de novembro deste ano, na comparação com a operação atual agora de agosto.



Sobre o compromisso da LATAM com a inovação


A liderança da LATAM na testagem do programa Embarque + Seguro é mais um capítulo do compromisso da companhia com a inovação. A primeira fase do Projeto de Inovação Tecnológica da LATAM iniciado em fevereiro deste ano, por exemplo, já está atingindo seu principal objetivo: oferecer aos clientes da companhia uma experiência mais digital, intuitiva e contactless. Em apenas cinco meses, houve redução de mais de 50% do uso do call center para as funções mais básicas, como compra e remarcação de passagens, assim como um ganho de aproximadamente 40% no tempo estimado para a compra de um bilhete para os clientes que estão usufruindo da nova experiência.

Hoje, cerca de 40% de todos os clientes da LATAM no Brasil são usuários frequentes da nova experiência digital, que focou sua primeira fase em quatro pilares: novo fluxo de compra no site; conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas e check-in automático.