top of page

No Dia da Consciência Negra, conheça Everton Neguinho

Sucesso nos palcos e na publicidade, ele é um dos poucos apresentadores negros na cultura sertaneja.

Foto @gustavobritoraw

De Osasco (SP) para o mundo, Everton Neguinho é uma figura emblemática no mercado sertanejo. O jovem de 37 anos é referência no meio por realizar com maestria campanhas publicitárias, cobertura de bastidores de grandes eventos e por apresentar os maiores shows sertanejos e rodeios pelo Brasil.


No meio sertanejo paulista, não há uma pessoa que não saiba quem é Everton Neguinho. E não, não é exagero. Everton tem dedicado metade de sua vida criando conexões com grandes figuras e nomes do gênero sertanejo. Bem relacionado, carismático, conhecedor e amante de uma boa moda de viola, tornou-se representante do segmento principalmente pelo trabalho de divulgação feito há uma década na principal casa sertaneja de São Paulo, a Villa Country, e no mais tradicional e importante rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos. Promovendo assim, não só os eventos, mas a cultura, o estilo e a classe sertaneja.


A força, a garra e o sucesso vêm desde a infância. Aos 14 anos, Everton coletava latinhas para reciclagem, sem nem imaginar o que o esperava no futuro. Ainda criança e já com o sentimento de oportunidade e empreendedorismo, percebeu a possibilidade de arrecadar mais materiais recicláveis trabalhando durante o período noturno, próximo a boates, com carrinhos de cachorro-quente. Nessa época, o dono do extinto Rancho Musical, localizado em Osasco (SP), região onde Everton reside até hoje, notou aquele menino todas as noites em frente ao estabelecimento e, após conhecer mais sobre sua história, o convidou para trabalhar na casa noturna fazendo serviços gerais.

“Nunca imaginei trabalhar com shows ou na noite. Minha única intenção era ter dinheiro para ir ao mercado com minha mãe e conseguir fazer a compra do mês”.

A infância não foi fácil. Segundo Neguinho, as dificuldades nessa época eram muitas. Ele só não passou fome, mas os obstáculos eram vários. Porém, sempre inspirado pela mãe, que, mesmo com pouco dinheiro e morando numa casa bem simples na região periférica de Osasco, nunca deixou que Everton desistisse de batalhar.


Foi com a oportunidade no Rancho Musical que Everton Neguinho deu os primeiros passos em direção ao mundo artístico. Começou limpando mesas, banheiros e ajudando no que fosse preciso no funcionamento da casa noturna. Conquistando todos com o carisma único, logo começou a divulgar a casa de shows e panfletar sobre os eventos. Ali ficou até os 17 anos, quando seguiu com uma companhia de rodeio para Jaboticabal (SP). No retorno a São Paulo, um ano depois, a história com o sertanejo foi ganhando mais espaço em sua vida, abrindo portas ao trabalhar numa loja de roupas country no Estância Alto da Serra, um dos principais redutos do gênero na época.


Hoje em dia, um formador de opinião, Everton tem uma imagem consagrada e marcada com seu visual tipicamente sertanejo, que não dispensa o tradicional traje de bota, chapéu e fivela, além de um sorriso largo, pronto para uma boa prosa.


Perguntado sobre os desafios, Everton afirma que a luta pelo espaço é diária.

“No mundo que tem tudo, mas falta oportunidades, sonhar já e o suficiente para quem tem fé”.

PASSAGEM PELA TV

Em 2021, apresentou o programa “Sertanejo S/A”, exibido pelo SBT, marcando seu nome também na TV e levando a música sertaneja para mais de 7 milhões de telespectadores. O talk show foi exibido na grade da VTV – filial do SBT, abrangendo mais de 60 cidades, com alcance para toda a região de Campinas, Indaiatuba, Piracicaba, Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo. “A pausa no programa foi necessária devido à demanda dos eventos, mas em 2025 vamos retomar, pois a TV precisa de novos programas sertanejos.”


Durante uma das ações divulgando a casa sertaneja, o jovem teve o primeiro contato com os organizadores da tradicional Festa do Peão de Barretos e passou a trabalhar na festa divulgando os artistas que se apresentavam por lá. Sem nem imaginar que, uma década depois, seria garoto-propaganda do rodeio mais importante da América Latina. Em 2019, ele estrelou a campanha publicitária da Brahma, patrocinadora oficial da festa, o que o colocaria em rede nacional no horário nobre, falando sobre sua paixão pelo sertanejo e pelo rodeio de Barretos.


Para o menino que, no passado, só queria trabalhar para complementar a renda, o caminho foi difícil, mas estar nas maiores arenas sertanejas, nos maiores palcos do Brasil e recebendo o carinho e respeito dos colegas de carreira só mostram o quanto seguir os sonhos e não desistir tem valido a pena. E tudo isso é só o começo.




Comentários


bottom of page