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Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, fotografa a campanha de outono 2023

As peças acabam de desembarcar nas boutiques exclusivas da marca no shopping Cidade Jardim e no Shops Jardins.

Diretor criativo da Balmain
Olivier Rousteing

A coleção de outono 2023 da Balmain foi fotografada pelo diretor criativo da marca francesa, Olivier Rousteing. Além de mergulhar nos arquivos da maison para desenvolver peças que traduzem o DNA da marca francesa, Olivier também imprime seu olhar ao assumir as lentes e clicar a campanha dando um enfoque ainda aos detalhes e trabalho manual. O resultado? Imagens poéticas de looks inspirados nos áureos anos de 1960 e 1970.


Quando fui entrevistado para fazer parte do time Balmain, em 2009, alguns de meus colegas disseram que a maison era um ‘gigante adormecido’. Fiquei um pouco surpreso ao ouvir isso. Como tantos outros franceses, eu estava confiante de que já sabia tudo o que precisava sobre a Balmain. Crescemos vendo o que acontecia com a marca, parecíamos ter memórias similares sobre aquelas famosas peças que nossos pais e avós tinham guardadas em seus armários. E, sim, já havia lido um pouco sobre a incrível história de sucesso do pós-guerra da marca de alta-costura do Monsieur Balmain. Mas, para ser honesto, eu não estava preparado para ser apresentado aos arquivos da maison.


A riqueza dessa vasta coleção de esboços, recortes, vídeos e criações me surpreendeu há 13 anos. E, ainda hoje, a Balmain teve a incrível sorte de nunca ter se mudado do endereço original de nosso fundador – portanto, fica claro que pouco se perdeu nos mais de 75 anos de história da marca. Com esta coleção, que se baseia no patrimônio da grife, espero deixar claro o porquê ainda me emociono sempre que mergulho nas extensas bibliotecas e arquivos da Balmain.


Para a coleção de pre-fall, eu e minha equipe nos inspiramos em alguns dos designs mais expressivos de Monsieur Balmain dos anos 1960 e 1970. Esse foi, claro, um momento incrível para a moda parisiense. Graças ao novo estilo francês de Pierre Balmain e a mistura de outras ideias originais de vários outros costureiros franceses, Paris foi restaurada à sua posição de capital do mundo da moda. Mesmo assim, a Balmain e outros designers continuaram a avançar em outras direções e refletir as revoluções sociais que aconteciam ao seu redor, bem como as oportunidades, inspirações e técnicas. Além disso, a Balmain e outras marcas parisienses estavam apenas começando a experimentar as possibilidades libertadoras do prêt-à-porter, ajudando a abrir a moda para um público novo e mais jovem. Como sempre, esta coleção destaca os códigos tradicionais da maison, incluindo combinações em preto e branco, alfaiataria parisiense e uma série de designs com os icônicos botões dourados da Balmain. Também falamossobre o amor de Monsieur Balmain por broches e laços, os tornando um dos destaques dos designs. Os clássicos padrões que encontramos em nossos arquivos de meados do século também foram atualizados com toques modernos. A Balmain continua, desde 1945, com o objetivo de criar itens atemporais, assim como as lindas peças da época de nossos pais e avós. Cada criação que apresentamos hoje é projetada para ser atemporal, estamos determinados a desenvolver peças que serão passadas entre gerações e que também possam inspirar futuros designers ao visitarem os arquivos da Balmain.”

Olivier Rousteing Paris

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