Outono 2024 da Balmain Men´s traz a riqueza da cultura africana para Paris
top of page

Outono 2024 da Balmain Men´s traz a riqueza da cultura africana para Paris

Com o objetivo de combinar o melhor de muitas culturas, a coleção Outono 2024 masculino combinou o savoir-faire Balmain com uma série de influências de todo o mundo.

A paleta repleta de cores saturadas foi inspirada nos sapeurs, grupo que se mantem fiel aos dez mandamentos da Société des Ambianceurs et des Personnes Elégantes. Acredita-se que o estilo, reconhecido pela exuberante mistura de cores e silhuetas, se iniciou em Brazzaville (capital do Congo) durante a década de 1960, e rapidamente tornou-se popular em todo o continente. Seis décadas depois, os sapeurs continuam a chamar a atenção nas ruas de Kinshasa (capital da República Democrática do Congo), Paris e no bairro de Harlem.


Música americana

O desfile remete a um século de gênios afro-americanos da música, inspirada na elegância impecável do compositor de blues Tony Jackson, que criou o uniforme de pianistas do início do século XX. Dos artistas de hip-hop e rap, gêneros de música que Olivier cresceu ouvindo, vêm os durags, prata e dentes de ouro. Também inspirado neles, foi criado o novo óculos de edição limitada Espion, com uma armação oversized ajustada ao rosto.


Colaboração com Prince Gyasi

A relação que se iniciou na campanha temática “Petit-Prince” do Outono 2022, uma das favoritas de Olivier, está ainda mais forte nessa coleção: fotos tiradas por Prince em sua cidade natal, Accra (capital do Gana), foram reinterpretadas pelo time criativo da Balmain e estampadas em diversas camadas, garantindo profundidade aos poás, padrões Op-art e close-ups surrealistas de olhos, lábios e beijos.

Ibby Njoya é outro talento africano, de Camarões, que acrescenta a sua visão a esta coleção: no caso, estampas de cores elétricas misturadas, aplicadas em roupas e acessórios.


A visão Balmain do luxo

Os artesãos do ateliê Balmain foram responsáveis por trazer o luxo inconfundível da Balmain à coleção: enfeites e drapeados se fundem a clássica alfaiataria da maison e trazem a riqueza nos detalhes, em um luxo que é tudo menos “quieto”. Afinal, a Balmain não está interessada em seguir tendências. Pelo contrário: o foco da marca é continuar a visão audaciosa do seu fundador, Pierre Balmain, combinando o mais alto nível do savoir-faire parisiense em designs atemporais.


Alegria, amor e confiança

A alegria que tomou conta da equipe criativa da marca junto aos seus parceiros, foi transposta na própria coleção: estampas e sobreposições inesperadas trazem toques inteligentes de humor.

Já o amor está presente nas estampas surrealistas de lábios e beijos. O padrão de beijos de batom, criado a partir dos próprios “smacks” dos funcionários da marca, é o favorito de Olivier.

As enormes íris trazem como mensagem a necessidade de abrir os olhos para as mais variadas belezas do mundo de hoje.


A coleção de Outono 2024 da Balmain reflete a confiança libertadora do cliente masculino nos dias de hoje: da mesma forma que as mulheres têm pegado emprestado peças do seu marido/namorado, o homem seguro de hoje se sente confiante para abraças novas cores, padrões e silhuetas, sem mais se preocupar com os julgamentos conservadores e obsoletos.


Príncipe Gyasi em colaboração com Olivier Rousteing para Balmain Men 2024

“Quando Olivier me ligou para propor trabalharmos juntos nesta colaboração, não houve a necessidade de pensar sobre isso: topei imediatamente. Das nossas muitas conversas ao longo dos anos, percebi que Olivier e eu compartilhamos uma conexão profunda e um ponto comum visão. Talvez isso se deva a que tanto eu como Olivier, parecemos destinados a permanecer sempre forasteiros. Afinal, não há muitos tomadores de decisão no mundo da arte ou da moda que se pareçam conosco. Eu estou tão feliz com o que essa perspectiva comum e distinta que criamos. E eu amo como a vibração de toda a passarela da Balmain ecoa e complementa nossos designs. Assim como Olivier, estou emocionado em compartilhar nosso trabalho com todos hoje – espero que acabemos surpreendendo e agradando muita gente.”

Os Dez Mandamentos da Société des Ambianceurs et des Personnes Elégantes

1. Você será um sapeur aqui na terra com os humanos e no céu com o seu Deus criador.

2. Subjugarás os ngayas (não-conhecedores), os nbendés (ignorantes), os tindongos (os sem rumo locutores) na terra, no subsolo, no mar e nos céus.

3. Honrarás o estilo do sapeur em todos os lugares.

4. Os caminhos do sapeur são impenetráveis para quem não conhece a regra de três, a trilogia

de cores concluídas e inacabadas.

5. Você nunca cederá.

6. Adotarás as mais rigorosas roupas e higiene pessoal.

7. Nunca serás tribalista, nem nacionalista, nem racista.

8. Nunca serás violento ou insolente.

9. Obedecerás aos preceitos de civilidade do sapeur e respeito aos mais velhos.

10. Através dos seus dez mandamentos, sapeur, você colonizará todos aqueles que temem os sapeurs.

bottom of page