Por que é essencial contratar um guia local durante uma viagem? - Monica Palomares

Há mais de 30 anos, quando cheguei na Califórnia, me cantei por esse estado extremamente diverso e plural. Por aqui, encontramos programações para todas as idades, bolsos, gostos e afinidades. É praticamente impossível não ter o que fazer em um dos estados mais excêntricos dos Estados: das praias belíssimas aos passeios em vinícolas, sem contar o leque de opções quando o assunto é entretenimento e natureza. Assim, com todos esses anos morando aqui e estudando cada vez mais sobre o destino, tornei-me guia e, atualmente, trabalho com meu serviço de tours exclusivos por todo o estado, além de ser fotógrafa profissional.

Fotos: @photocalifornia @guiacalifornia

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvida ou não sabem da importância de contratar um guia durante a sua viagem. De antemão, o maior benefício de contratar um guia local (e ainda mais brasileiro) em qualquer destino que você vá e não conheça é não cair em furadas. Nem tudo que está na internet vale a pena e, como muitos programas “caça turistas”, podem fazer apenas com que você se aborreça, tenha uma experiência não muito boa e, o pior, gaste seu dinheiro (e tempo de viagem).

Ao contratar um guia local, nós conhecemos cada cantinho da cidade/estado como ninguém e, de acordo com o gosto do cliente, podemos elaborar um roteiro que seja “a cara” do cliente, ou seja, com um roteiro personalizado, é possível desbravar o destino sem nenhum tipo de aborrecimento.


Além disso, outro grande benefício de contratar um guia local, é que estamos sempre ligados nas novidades de cada lugar, conhecemos locais quase nunca explorados por turistas e que são verdadeiras jóias, o que faz com que o nosso cliente entre de vez no clima da cidade em questão.

Quando contratamos um guia que mora no local, este conhece como ninguém a cidade, trazendo o melhor de cada destino de acordo com as preferências do cliente, evitando também imprevistos. Afinal, nada tão chato quanto desejar ir, por exemplo, em um restaurante badalado e não conseguir entrar porque não fez reserva. Detalhes como esses podem ser evitados!

Uma das coisas que mais gosto de fazer é levar meus clientes que contratam as sessões fotográficas não só nos grandes pontos turísticos, mas também em cantinhos “exclusivos” que só os nativos frequentam. E, quando se trata das grandes atrações, nós sabemos os melhores dias e horários para visitação, evitando os horários e dias de pico! Afinal, não queremos estresse quando viajamos, não é?

Outro ponto muito importante na hora de contratar um guia de viagens locais é a segurança que o guia dá para o cliente para que ele não se perca em locais que não conhece, ainda mais quando não fala o idioma. Como moramos no destino escolhido, sabemos andar sem correr riscos, por exemplo, de se perder. Sem contar, também, na segurança do idioma, uma vez que muitas pessoas podem não falar inglês. Com o guia, você minimiza essa questão, sendo possível estabelecer uma ótima comunicação com os locais!

Por isso, uma vez que as fronteiras estão reabertas aqui nos EUA para recebermos os turistas internacionais, é muito importante ter em mente que a contratação de um guia local é um verdadeiro investimento, uma vez que você vai otimizar a sua viagem, conhecendo o destino como um verdadeiro local e, mais importante de tudo, sem qualquer tipo de estresse e aborrecimento. Por isso, sempre reforço para meus clien