top of page

VAM CAREER: Éber Feltrim, especialista em consultoria de negócios e marketing para a área da saúde

Investir em cursos de reciclagem e capacitação é fundamental para que esses profissionais possam se destacar. Éber Feltrim, especialista, consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria conversa com a VAM Magazine.

O Brasil é referência mundial em Odontologia. Para se ter uma ideia, em 2010, eram 219.575 profissionais – valor que cresceu 46,6% em 11 anos. Hoje, são mais de 330 mil dentistas formados, além de quase 210 mil auxiliares e técnicos de prótese dentária e saúde bucal, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Essa estatística aponta ainda que existe um cirurgião-dentista para atender cada 450 habitantes no Brasil, considerando que o recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um profissional para cada 1.200 pessoas.


De acordo com Éber Feltrim, especialista, consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, essa quantidade é apenas um dos indicadores que representam o protagonismo brasileiro no setor. “Segundo o ranking universitário QS World, as 35 melhores instituições de ensino em odontologia do mundo estão no Brasil, Suécia, Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Inglaterra, Austrália, Suíça, Finlândia, Holanda e Dinamarca. A qualidade de ensino é fator importante nessa equação, e talvez justifique a escolha desses estudantes, além das inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. De 2015 a 2019, o número de universidades que ofertam a graduação no país em Odontologia cresceu 87%, passando de 220 para 412 faculdades, segundo informações do Conselho Federal de Odontologia”, explica.


O país como um todo oferece uma estrutura favorável à capacitação de profissionais do setor. Outro ponto que conta a favor é a grande quantidade de áreas em que esses especialistas podem se aperfeiçoar. “Isso amplia as chances de se encaixar em nichos de atendimento”, completa Feltrim.


Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.


Leia a entrevista completa!

VAM: Éber, segundo o ranking universitário QS World, as 35 melhores instituições de ensino em odontologia do mundo estão no Brasil, Suécia, Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Inglaterra, Austrália, Suíça, Finlândia, Holanda e Dinamarca. Na sua visão Éber, porque as melhores instituições do globo estão no nosso país? Nesse caso, o Brasil é realmente um dos países que obriga as melhores instituições de ensino de odontologia do mundo. E porque isso acontece, bom, primeiro que o país, o Brasil, as faculdades nossas tem altíssima produção científica, e de bom nível científico, isso faz que o mundo todo olho para o Brasil com olhos bem positivos. Depois, o nosso país é um país muito grande e portanto a necessidade de resolver problemas lógicos das mais variadas interfaces, também o brasileiro reconhecido pelo sorriso fácil, pois dá muito valor para imagem, naturalmente, os profissionais Odontólogos acabam se inspirando nas exigências Do brasileiro. Depois podemos atribuir isso também é uma cultura dos mais abastados financeiramente são extremamente exigentes, e o menos abastados, eles precisam de soluções não estou lógicas de qualidade de custos mais reduzidos. Toda essa, esses ingredientes, eles fazem com que a odontologia a cabeça destacando na área mundial.


VAM: Há mais de 30 anos no mercado, a SIS apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 140 cidades do nosso país. Como CEO da SIS, quais os maiores desafios que percebe que seus novos clientes estão enfrentando? Bom, os grandes desafios que os nossos clientes enfrentam, o primeiro deles o cliente tem uma formação técnica na área de saúde, e o mercado hoje tem uma exigência não só área de saúde, a grande necessidade de um setor administrativo dentro da clínica como forma de diferencial, é um desafio que os nossos clientes enfrentam. Dentro desse setor administrativo vale a gente citar, atendimento, tecnologia, equipe e gestão financeira. Isso não é o metie do nosso cliente, e por não ser o produto core do nosso cliente, ele acaba tendo isso como grande desafio. O segundo grande desafio é que os novos entrantes estão muito bem preparados administrativamente e do ponto de vista Marketing, então os novos entrantes eles vem no mercado muita competitividade e com muita agressividade comercial, isso faz com que o mercado que já esteja estabelecido tenha aí a necessidade de se reposicionar. E o terceiro grande desafio é que o mercado consumidor está cada vez mais exigente a quantidade de informação, dada a quantidade de profissionais daquela área que está procurando, e dado ao empoderamento que esse próprio mercado hoje tem.


VAM: Porque investir em uma franquia de saúde em 2023? Importante entender que, antes de pensar em qualquer tipo de negócio, Se o empreendedor, o profissional de saúde que busca um business, ele tem prefiro para ser dono do próprio negócio, para ser sócio de um negócio de um negócio já andando para ter uma franquia, ou para trabalhar emparceirados com alguém, sem ser dono de nada. Dentro dessas quatro possibilidades, o empreendedor, profissional de saúde precisa entender muito bem as necessidades de perfil que uma franquia exige, Entender também a vantagem de ver tudo pronto, mas operacional, mas administração, gestão essa nuvem pronto, esse é um grande equívoco que as pessoas de franquia pensão, apesar do modelo de negócios estar pronto, o modelo de negócio não anda sozinho, se não houver alguém zerando tudo isso.


VAM: Como implementar qualificação para a gestão de clínicas menores? Primeiríssima ferramenta é um plano estratégico de negócios, uma segunda, não menos importante, e esse é o maior gargalo que nossa consultoria enfrenta com os nossos clientes, é gestor, o médico, dentista, fisioterapeuta, ter tempo para o administrativo, o profissional de saúde tem muito tempo para atendimento dos pacientes, mas não reserva tempo para o seu negócio. Uma terceira razão para implementar a qualificação Tem clínicas menores, é que parte dos recursos precisam ser usados para investimentos, do negócio. E aqui eu digo que fazer conta do quanto custa é importante, mas fazer uma conta de quanto deixa-se de Ganhar economias sem planejamento, é muito mais importante. É muito comum que nossos clientes façam contas somente do custo, mas a fazer conta do custo a gente também precisa fazer conta de quanto a gente deixa de ganhar, Exemplo, eu vou usar um software de qualidade, muito inferior porém muito mais barato. Em detrimento de todas ministra ativo de todo meu negócio, se um cliente deixa de frequentar a consulta, por conta desse software, um cliente por semana vezes quatro semanas acredito que um cliente vezes quatro semanas custa mais do que custa um bom software.


VAM: É possível ser aluno SIS? Como funciona a grade de aprendizado? Sim, é totalmente possível, a gente tem cursos absolutamente personalizados para você, para profissional da saúde exclusivamente na forma de mentores, também podemos fazer cursos para grupos completas para clínicas escritórios, eu dou muita aulas concurso já montados para quem tem plataformas de cursos, é uma terceira forma da gente poder estar juntos e vou ser ser aluno.


VAM: Éber. Diga-nos algumas dicas para melhorar a relação entre médicos e pacientes? A melhor das dicas, ela é bem simples, mas o mais difícil é ser simples, não é? Cumprir o combinado…cumprir o combinado de atender no horário que você combinou, de responder os WhatsApp, e de trazer o cliente para o processo de entrega do serviço ao cliente, partilhando com ele tudo que está acontecendo. Isso a gente chama de entrega de gestão da informação para o cliente, entrega informação para o cliente, se você usar essas três dicas: cumprir o combinado, Responder os WhatsApp, e compartilhar responsabilidade no processo de atendimento com o cliente. São os melhores dicas para as relações médicos e pacientes, aliás as grande maioria dos processos contra os profissionais da saúde, não é por conta de problema técnico, é por conta da relação entre cliente/paciente profissionais.


VAM: Marketing médico é diferente do marketing para outras empresas? Explique! Sim existe diferença, na questão estratégica, a marketing é totalmente diferente porque aqui nós estamos entregando serviço e não produto, e serviço é algo entendi Evil, ele consumido no momento da compra, e o cliente/paciente, consumidor, não leva o serviço para casa. Segundo, É diferente pela questão ética. Terceiro, é diferente porque no caso dos profissionais da saúde, a gente deve prezar muito pelo institucional da clínica, e não pelo comercial por exemplo: me compre. Quanto as ferramentas, são todas iguais… temos as redes sociais, tráfico pago, sites.


VAM: Quais os impactos positivos que a previsibilidade financeira pode trazer para clínicas e hospitais? São vários impactos positivos. Um deles é que se você tem previsibilidade financeira, capital de giro, fundo de reserva, você não faz empresa sofrer com receitas oscilantes, que é natural do segmento. Além disso, você consegue fazer um planejamento significa cidade de decisões de última hora, o que permitiria você ter um custo alto do dinheiro, Como financiamentos caros,, como por exemplo vender algo ou algum ativo, de forma inesperada, como por exemplo não ter dinheiro para os insumos mínimos necessários da clínica, ou do hospital. E claro além disso, se estes são tiver cotistas, os acionistas,, você tornar esses cotistas e acionistas mais felizes pois a empresa tem saúde financeira.


VAM: Como potencializar o setor de agendamento de um consultório médico para ter mais lucro? Desse para damente a minha resposta é treinar muito este setor, treinar, treinar, treinar… Na verdade a gente se torna bom por fazer repetidamente as mesmas coisas, e se a gente quer ter algum resultado diferente, obrigatoriamente a gente precisa executar a tarefa de formas diferentes. A segunda forma de potência alisar esse setor de agendamentos, é você ter ferramentas que permitam isso, como por exemplo site inteligentes que permite a empresa andamento, roubos em alguns casos, e de mencionar o número de pessoas de setor x a demanda.


VAM: A SIS trabalha com Gestão financeira de clientes? Conte para a VAM Magazine porque esse preparo é fundamental para a saúde do negócio? Sim trabalhamos com gestão financeira de clientes. Trabalhamos com a consultoria, e na forma de mentoria, nós temos vários clientes que compram as mentoriadq nas áreas financeira separadamente. Na m consultoria, é aquele profissional que quero tratar exclusivamente das financias dos negócios dele. E porque esse preparo fundamental sobre o negócio? O coração da empresa são as financias, enquanto você trata esse setor de forma estratégica de forma operacional, a gente tem resultados positivos. Por exemplo, imagina um profissional, que 10% ele da para clientes em procedimentos, consultas, e quanto isto impactaria no lucro da empresa, te garanto que impacta em mais de 30% do lucro da empresa… essa gente fazer um pouco de contas, aquele repente vemos aí, que lendo o nosso artigo, vai poder experimentar isto, se conseguirmos fazer uma consultoria com você, ainda nessa questão, podemos dizer o seguinte, a necessidade de gestão financeira faz a conta de quanto custa a ociosidade da empresa. Se a gente fosse abordar uma terceira situação, o importante é vocês estrategiar a sua empresa de tal forma que o dinheiro trabalhe para você, e não você para o dinheiro.


VAM: E para finalizar, cite 4 dicas gerenciais essenciais para a administração de um consultório? A primeira dela ter uma equipe nota 10. É impossível um atendimento nota 10, como equipe nota seis. Depois é importante ter um software gerenciador onde toda equipe trainee uso desse software para que os processos sejam acelerados pelo software uma outra dica essencial para administração do consultório, para você profissional da saúde, e ter reuniões periódicas com o seu time, imagine um time de futebol você nunca se encontrou com o técnico desse time, seguramente o jogo não seria tão bom, a relação é a mesma, nós precisamos ter reuniões estratégicas com o nosso técnico. A quarta dica é, Fica de olho no mercado, pergunta provocativa para a gente. O que os outros fazem de melhor que você, e essa quarta dica se refere a isso.


Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 140 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.


Assessoria de Imprensa: Lara Comunicação


bottom of page