top of page

PRATAMANIA: Há 36 anos produzindo joias irresistíveis

Atualizado: 6 de jan. de 2023

A marca é feita para todos que querem usar acessórios finos, elegantes e atemporais, com preço justo e qualidade. Vem ler essa entrevista e comprar Pratamania!

Apesar da data de origem incerta e das diversas formas de uso, que variam de acordo com a civilização, foi na pré-história que as joias surgiram, quando eram feitas com ossos, pedras, dentes. Já no Egito, elas representavam as crenças dos deuses e eram lapidadas como escaravelhos. Os gregos também utilizavam os adereços para retratar as cenas da mitologia, e em Roma as esmeraldas e pérolas ganharam ainda mais espaço.



Já a Idade Média também foi marcante para a joalheria. Na época os primeiros ourives, profissionais na fabricação de joias, surgiram. No período, os itens também serviram como símbolos religiosos e eram utilizados para a diferenciação das classes sociais. Isso sem falar das joias bizantinas, góticas, do Renascimento, Barrocas, a Art Noveau até as semijoias e bijuterias, que também têm papéis importantes na história das joias.


Agora que você ficou por dentro da origem das joias, que tal conhecer as peças produzidas há 36 anos pela Pratamania? No site ou na loja física você encontra várias opções encantadoras, elegantes, clássicas e estilosas. E para o Atacado, as condições são especiais! Vem ler a entrevista da família Pratamania!


VAM: Vamos iniciar esse bate papo com os fundadores da Pratamania para falarmos de negócios à frente de múltiplas vertentes, sendo elas da criação, às peças mais vendidas. Então para a primeira pergunta queremos descobrir como a história da empresa começou?! Nossa história se iniciou há 36 anos atrás, quando o meu pai Marcos, que era vendedor de livros de porta em porta, foi chamado pelo seu irmão para tentar vender um pequeno mostruário de joias em ouro 18k. Em um dia vendeu todas as peças que tinha em seu mostruário, então, percebeu que a aceitação das joias eram muito maior que a dos livros. A venda era muito mais rápida e dinâmica, o que possibilitou investir em mais mostruários e em uma equipe de vendedores para atender a crescente demanda, até o dia que viu a necessidade de abrir suas lojas. -Diz Lívia, diretora da marca.


VAM: Porque a família investiu nesse segmento lá atrás? Existe algum momento histórico nesses 36 anos que gostariam de relembrar nessa entrevista? Investir nesse segmento foi a melhor opção feita pelo meu pai, abrindo na época 4 lojas na região da Sé, em São Paulo. Com as lojas abertas, ele pode concentrar e atender a demanda de seus vendedores e por ter um ponto fixo, captar novos clientes no ramo de atacado e varejo, interessados em joias de ouro, prata, semijoia e relógios. Minha avó e meus tios trabalharam junto com meu pai nessa época, ajudando a gerenciar as lojas, e quando eu e meu irmão nos formamos, ele em fisioterapia e eu em direito, resolvemos vir trabalhar nas lojas junto ao nosso pai. Depois de casada, meu marido assumiu a gerência de uma loja de atacado, que estávamos inaugurando, tornando assim, nossa empresa totalmente familiar.


VAM: Hoje trabalhando com anéis, braceletes, relógios, brincos, entre tantas peças nos conte em detalhes de como acontece à criação e produção das coleções da Pratamania? Quantas coleções lançaram este ano? Tem coleção pronta para 2023? A criação das nossas peças decorre de um grande estudo da moda, ajustando assim tendência e peças que possam ser usadas em diversos momentos, quase que cotidianos para não limitar as joias apenas em determinadas situações, como apenas festa, por exemplo. Nossas peças podem ser usadas tanto para grandes festas, quanto para trabalho, passeio e nas mais diversas ocasiões. Todo o processo de produção é pensado com todo amor e carinho, usamos tudo que há de melhor no mercado para oferecer aos nossos clientes. Este ano lançamos em torno de 8 coleções, e as próximas coleções estão em processo de criação, sendo que a primeira de 2023 será lançada em fevereiro.



VAM: Em 2022 quais foram as peças femininas e masculinas mais procuradas? As peças que são sempre muito procuradas são escapulários, gargantilhas ponto de luz, brinco ponto de luz e anéis solitários. Esse ano houve uma grande procura por zircônias coloridas (nos tons de verde, azul e vermelho) e as zircônias que chamamos de rainbow (pois formam as cores do arco íris).


VAM: É possível se tornar uma revendedora da marca? Somente no atacado com pedido de quanto? Qualquer pessoa física ou jurídica pode se tornar nossa cliente, para a primeira compra no atacado, existe um mínimo, que é de R$500,00(líquido, já com desconto).


VAM: Qual o DNA da Pratamania? E para quem a marca é feita? O DNA da Pratamania está nas peças mais comerciais, como nas joias usadas no dia a dia. A nossa marca é feita para todos que querem usar acessórios finos, elegantes e atemporais, com preço justo e qualidade, além de abraçar todas as classes pois agrada todos os gostos e bolsos.


Equipe Pratamania: Guilherme e Lívia, Maicon, Thais, Taynan e Sirlei.

VAM: Por gentileza, nos explique como a reciclagem da prata impacta no consumo consciente? Nós criamos o Recicla Prata justamente pensando no consumo consciente e retorno da matéria prima para ser usado na confecção de novas peças. Funciona assim, o cliente trás peças em prata quebradas ou que não usa mais, nós pesamos e abatemos do valor da compra. Após juntar uma certa quantidade, mandamos para purificar e transformar em prata mil, usando assim na fabricação de novas peças.



VAM: Em São Paulo e no Brasil todo o frete é gratuito em compras acima de mil e quinhentos reais, certo? E para clientes que preferem ver e tocar na peça, onde estão localizadas as lojas físicas da Pratamania? Às vezes criamos promoções como frete grátis para todo Brasil nas compras acima de R$1.000,00, isso ajuda muito principalmente para quem mora longe ou de alguma forma não pode vir nas nossas lojas. Para aqueles que querem conferir nossas peças de perto, nossos endereços são Rua Frei Caneca, 558, térreo loja 2, São Paulo (centro comercial The Office) e na Praça da Sé, 62, 2 andar, São Paulo.


VAM: Para finalizar, o que faz a joia ser irresistível? E qual a dica Ouro para ter os melhores cuidados para conservar uma peça? O que torna as joias irresistíveis, é o fato de além de serem objetos de desejo por sua beleza natural elas dão um grande "up" no visual. Para manter suas joias sempre limpas e novas, recomendamos tirar quando for mexer com produtos químicos e manter sempre em embalagem fechada (saquinho ou caixinha) quando não estiver usando, evitando a oxidação da peça. Uma boa flanela já ajuda a dar aquele brilho de volta a peça.

No site ou na loja física você encontra várias opções encantadoras, elegantes, clássicas e estilosas.





Comments


bottom of page