Dr. Rodrigo Farcili: tira todas as dúvidas sobre as lentes de contato dental

O doutor especialista é referência no Rio Grande do Sul há 18 anos

Ter um sorriso bonito é a prioridade de muita gente, e há vários tratamentos estéticos que podem ajudá-lo a realizar esse desejo. É o caso das lentes de contato dental, que viraram moda entre vários famosos da televisão, cinema e música.


As lentes de contato dental são facetas ou lâminas ultrafinas, com 1 mm de espessura ou menos, confeccionadas em cerâmica ou resina composta. Elas são aderidas aos dentes com a intenção de alterar forma, contorno, proporção e cor. Embora estejam na moda atualmente, as lentes de contato dental existem há mais de 25 anos. O tempo para realizar o procedimento varia de acordo com a complexidade do caso, a experiência do especialista e a quantidade de dentes envolvidos.


O uso das lentes é indicado: Para fechamentos de diastemas, que são o espaço entre os dentes; Alterações de formato dental; Estabelecimento de proporção adequada entre altura e largura, especialmente para dentes muito pequenos (conoides); Dentes muito escuros. E claro, necessitam de um pouco mais de cuidado na higienização bucal. Os cremes dentais utilizados devem ser menos abrasivos, a fim de evitar a perda do brilho das cerâmicas. A atenção especial ao fio ou fita dental também deve ser redobrada, principalmente nas áreas de emenda dos dentes com as próteses. Assim como a maioria dos tratamentos, as lentes de contato passam pela fase de manutenção que é feita, inicialmente, após seis meses. Depois disso, dependendo do cuidado e da higienização do paciente, o retorno ao dentista ocorre anualmente, para prevenção e tratamento de possíveis infiltrações e inflamações gengivais.


Para este lançamento exclusivo da revista VAM Magazine com Monique Alfradique na capa (veja aqui) convidamos o doutor Rodrigo Farcili para esclarecer as principais dúvidas sobre as Lentes de contato dentais, Farcili é referência no Rio Grande do Sul com a sua clínica estabelecida na cidade de Santa Maria, atende personalidades locais e outras que viajam de estados próximos na busca do melhor sorriso e atendimento personalizado. No sul o médico movimenta a região com o seu hobbie pela aviação como piloto privado de acrobacia aérea, incentivando aos colegas a conhecerem a cidade militar, turismo e universitária. Descubra a seguir tudo sobre esse universo:

VAM: Rodrigo, conte para a VAM Magazine como chegou até a especialização, são mais de 6?

São mais de 18 anos estudando sempre para poder fazer a diferença! Cursos de especialização, mestrado, doutorado e muitos outros de imersão.


VAM: Quando usar Lentes de Contato Dental? O tratamento é dolorido?

Totalmente indolor! Se necessário algum desgaste, fazemos com anestesia local.


VAM: Como “Smile design”, as Lentes de contato dental e facetas de porcelana são a mesma coisa? Como são escolhidas as peças?

Lentes e facetas são sim a mesma coisa! Adotou se o nome “lente de contato” por atualmente ter uma espessura muito reduzida. A forma e tamanho das peças são escolhidas através de um projeto individual para cada paciente, através de Fotos e imagens em 3D das arcadas dentárias.


VAM: Antes da lente ser aplicada é feita uma simulação?

Sim! Após o projeto no computador, fazemos a simulação sobre os dentes do próprio paciente, fase chamada de “mock up”.


VAM: O tratamento com as lentes de contato dental é demorado?

Consigo fazer até 12 lentes em um dia apenas.


VAM: A técnica é irreversível?

Se houver desgaste da estrutura dental, sim!


VAM: Posso colocar as lentes de contato com os dentes amarelados?

Pode, pois a porcelana da lente pode mascarar o dente escurecido ou amarelado.


VAM: Tenho bruxismo. As lentes de contato não são compatíveis?

O bruxismo não impede! Mas é necessário deixar as lentes com contatos dentais equilibrados, guias de desoclusao e uso de placa miorrelaxante.


VAM: Existem restrições de comidas e bebidas após colocar as lentes de contato?

Não digo restrições, mas devemos ter algum cuidado sim! Como cuidaríamos dos próprios dentes!


VAM: Lentes de contato exigem cuidados especiais?

Exigem a escovava e fio dental diários bem como consultas de revisão com o dentista.


VAM: As lentes de contato dental podem ter duração de até 10 anos?

Sim, podem durar até mais de 10 anos!

VAM: Doutor Rodrigo, conte um pouco sobre a sua clínica: Quais são os procedimentos mais buscados?

Os procedimentos mais procurados são os de transformação de sorriso com as lentes ou facetas de porcelanas! E claro, trabalhamos com toda a parte de reabilitação oral. Implantes e todos os tipos de próteses dentárias.


VAM: Qual a maior preocupação da clínica quando um paciente a procura?

Que ele saia dali com algo a mais, com um sorriso que lhe dê satisfação.

VAM: Dica de dentista para quem está no início de carreira: Como captar clientes?

Procurar diferenciar se através de cursos e especializações, trabalhar com honestidade e divulgar o seu produto.


VAM: Nos negócios: Você investe o seu dinheiro como?

Invisto bastante na clínica e atividades relacionadas a odontologia.


VAM: Na vida pessoal: Aviação é seu esporte favorito? Qual avião você tem e sonha em ter?

Sim, aviação hoje é meu esporte, meu lazer e relaxamento preferido. Tenho um RV7-A da Vans Aircraft, um kit americano montado no Brasil, e posso dizer que é um sonho realizado!

VAM: Para finalizar: Enquanto Diretor Clínico, qual a sua visão e planos futuros de desenvolvimento para a clínica, e que desafios pensa que surgirão daqui para a frente?

O desafio futuro é poder trazer mais pessoas pra dentro da clínica para conhecer o trabalho que fazemos! Cada Vez com mais carinho pela profissão, mais atenção aos nossos clientes e, é claro, muita tecnologia!


Saiba mais sobre a Odontologia Digital aqui

Siga Dr. Rodrigo no Instagram aqui