Regras básicas para visitar e preservar Veneza: #EnjoyRespectVenezia | Post Italy



Ao visitar Veneza, quantos de nós param para pensar que a cidade é um bem de valor incomparável e um patrimônio que precisamos preservar para as gerações futuras? Anualmente, pelo menos 10 milhões de turistas passam pelo menos uma noite em Veneza e é difícil não sentir o impacto desse fluxo contínuo. O projeto de conjugar o turismo sustentável à harmonia no dia-a-dia dos residentes ainda parece uma utopia. No entanto, há muito tempo a prefeitura de Veneza estuda iniciativas capazes de pelo menos diminuir os efeitos do turismo de massa.



Um dos últimos projetos chama-se #EnjoyRespectVenezia; uma campanha de sensibilização que estimula os turistas a viajarem de maneira responsável e a respeitarem o meio ambiente, a paisagem, as belezas artísticas e a identidade de Veneza. Pode parecer banal, mas o comportamento individual – se multiplicado pelo gigantesco número de turistas que circula por Veneza – por pode fazer muita diferença no cotidiano de cada morador da cidade.



A campanha aconselha os visitantes a adotarem 12 ações simples mas que denotam respeito pelo patrimônio de Veneza. Uma das difíceis de serem cumpridas é aquela que estimula os viajantes a reservarem a própria permanência na cidade com antecedência, estudando os períodos de menor fluxo turístico (se é que eles existem!). No link Boletim do Turista é possível consultar diariamente a previsão de movimento na cidade. Fiz algumas simulações e em todas as datas encontrei a mensagem: “Veneza poderá estar a abarrotar de gente: dê preferência a outros destinos na área metropolitana”.



Seguindo essa mesma tendência, outras regras sugerem que o visitante explore os tesouros escondidos e outras áreas menos frequentadas da cidade, que conheça as ilhas da lagoa e participe ativamente dos eventos previstos em Veneza.



Para conhecer a verdadeira alma local, a campanha #EnjoyRespectVenezia convida os turistas a provarem pratos da culinária veneziana – como o bacalhau amanteigado, risi e bisi, a base de arroz e ervilhas, ou doces como o bussolà – e também a conhecer laboratórios de artesãos. Aqui no blog já escrevi artigos sobre onde realizar máscaras em Veneza e como conhecer a arte de um Remèr.



Quando possível, para absorver ao máximo a gloriosa história da cidade, reserve um passeio com um guia local autorizado e respeite o os bons costumes não circulando sem camisa. Pode parecer óbvio, mas a campanha também sublinha que Veneza é considerada uma città darte onde não é permitido mergulhar ou nadar.



Para facilitar a livre circulação de pedestres, caminhe na direita, não pare nas pontes e não sente-se ou faça piquenique nos degraus de igrejas, pontes e nas margens da lagoa. Existem áreas públicas onde é consentido comer e você pode consultá-las aqui.



Principalmente na Praça de São Marcos, um sítio monumental, é proibido o consumo de comidas e bebidas fora dos bares e restaurantes. Lá também é aconselhável não dar comida para as pombas.



Outros conselhos estão ligados ao vandalismo, como não escrever nos muros, colocar cadeados nas pontes ou jogar resíduos no chão. Nesse último aspecto, quem alugar um apartamento na Itália com o Airbnb ou outra plataforma também deverá fazer a separação para a reciclagem do lixo. Ganha a cidade que você escolheu para visitar e que, se preservada, outros também terão o prazer de admirar.



INGRESSOS PARA ATRAÇÕES



Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.



TRANSFERS



Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.



RESERVA DE HOTÉIS



Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.



SEGURO DE VIAGEM



Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

#Italy #Veneza