Sorrir melhora a autoestima e o humor, promovendo conexão pessoal e bem-estar

Ter autoconfiança na hora de sorrir aumenta a autoestima, gera conexão com outras pessoas, melhora o humor, libera hormônios de bem-estar e pode até promover o rejuvenescimento.

Não é à toa que os brasileiros são reconhecidos mundialmente como “zoeiros” e que nossa internet é uma mina de “memes” (imagens ou vídeos humorísticos que se espalham pela rede), já que o humor faz parte do nosso cotidiano e da nossa identidade como povo. “Eu acredito que o sorriso é a janela da alma porque através dele podemos colocar para fora os nossos sentimentos. Seja expressando fisicamente ou através de um emoji no celular, conseguimos mudar o dia do outro com um sorriso”, diz a cirurgiã dentista doutora em Reabilitação Oral e sócia do Instituto Dantas de Odontologia, Talita Souza Dantas Sulaimen.

Para Talita, a data é importante para trazer muitas reflexões sobre o poder do sorriso e o impacto dele na saúde emocional e na qualidade de vida das pessoas. “Nos tempos que vivemos não temos como não remeter à questão estética. As pessoas têm olhado para o seu sorriso de maneira mais profunda porque estamos nos expondo cada vez mais no atual modelo de comunicação, nos expondo fisicamente e facialmente em reuniões virtuais e nas redes sociais. Isso impacta na busca pela melhora estética do sorriso”, pontua a cirurgiã dentista.

Segundo publicação da Agência Brasil com dados do estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, 32% dos 600 latino-americanos entrevistados (entre eles, 151 brasileiros) afirmaram que a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo. E é por isso que tem crescido a busca não apenas pelo tratamento de doenças bucais, mas também pela melhora da estética do sorriso.


“O sorriso é poderoso, é através dele que expomos sentimentos, sensações e percepções sobre o mundo. No consultório tenho percebido que as pessoas buscam muito pela estética, seja com clareamento dental, que é um procedimento menos invasivo, ou até mesmo as famosas lentes de contato. E é claro que priorizamos sempre a essência da aparência do paciente, afinal um sorriso artificial pode por tudo a perder. Usamos o bom senso e a naturalidade como base para analisar a personalidade do paciente e o que ele busca transmitir com o sorriso dele para fazer o visagismo na hora de planejar o tratamento que vai deixar o paciente feliz e também transmitir boas energias para as outras pessoas através do sorriso dele”, explica a doutora em reabilitação oral.


Benefícios do ato de sorrir

  • Ajuda a resolver conflitos

  • Promove a interação social e ajuda a manter o equilíbrio emocional

  • Exercita e alonga os músculos da face

  • Ajuda a diminuir a tensão de emoções negativas como raiva e tristeza

  • Ajuda a manter os músculos relaxados por até 45 minutos

  • Traz leveza para os relacionamentos

  • Libera serotonina e endorfina, hormônios que geram a sensação de bem-estar

  • Causa relaxamento dos músculos por até 45 minutos