Tendência Sapatos: Designers para ficar de olho

Sempre falamos das roupas, mas tem uma peça que está sempre com a gente e é tão pouco falada: O sapato,  item indispensável no guarda roupa de qualquer um.

O sapato passou a ser mais usado no Brasil em 1808 com a vinda da corte portuguesa. Os escravos só podiam usá-los a partir do momento que eram alforriados, isso demonstrava certa condição social.





Os sapatos eram importados da Europa, apesar de já existirem algumas sapatarias no Rio de Janeiro. Para as mulheres que tinham condição social, o sapato era a botina de camurça, de pelica ou de seda, e para o restante da população feminina o calçado eram os chinelos.



Nas décadas de 1910 e 1920 os sapatos femininos eram o borzeguim que eram os sapatos fechados, alguns com saltos baixos, outros sem salto, bico fino, redondo ou quadrado, e botinas. As mulheres evitavam que seus pés ficassem expostos, mesmo que os vestidos já estivessem subido o comprimento.





No pós-guerra as mulheres passaram a se cuidar mais, com isso surgiram os tênis, e a preocupação com os calçados, uma vez que as pernas ficavam definitivamente a mostra. E com isso, chegamos na fase atual, onde os sapatos são itens indispensáveis em qualquer produção, e alguns nomes nacionais vem tomando conta do mercado.








O designer Fernando Pires se intitula “O arquiteto dos pés”, é formado em arquitetura, e em 1990 lançou sua marca a “Fernando Pires” onde cria saltos altíssimos com designs inovadores. Já calçou celebridades como Ivete Sangalo, Madonna, Anitta, Gisele Bundchen. E, esse ano, chegou no mercado português com uma linha diferenciada.



Juliana Bicudo também se formou em arquitetura e fez um curso de design de calçados, e em 2007, no primeiro semestre do curso lançou sua primeira coleção. No ano de 2010 abriu seu espaço na Vila Madalena, em São Paulo.






Lane Marinho cria sandálias artesanais, ornamentadas com conchas e cordas desde 2013. O trabalho de Lane é feito sob encomenda e as sandálias chegam depois de 30 dias.



Do Brasil, estes designers valem a pena ficar de olho porque eles já vem bombando e prometem criar tendências de sapatos!!

#Fashion #Sapatos #Tendências