TENDÊNCIAS DE BATONS PARA 2020 – MAKEUP ARTIST SALUA KIWAN

O batom surgiu nos tempos dos egípcios, onde as mulheres decoravam lábios e olhos com pedras preciosas. Diferente do que ouvimos falar, por maior ícone e responsável pela propagação do uso da maquiagem, não foi Cleópatra quem criou o batom, as mulheres gregas usavam para pigmentar os lábios uma raiz chamada polímeros e outros corantes naturais misturadas com cera de mel, para dar um aspecto de saúde aos lábios, hoje conhecido como efeito glow.

Mas não pensem que desde de aquela época já não existia, as hoje conhecidas como maquiagens de grife, as mulheres de alta classe do Egito usavam púrpura de tyr, uma tintura muito rara que era produzida apenas na cidade de Tiro.

No século XVI o batom realmente ganhou mais força e popularidade através do reinado de Elizabeth I, gerando então uma onda de tendência na maquiagem. Nessa altura os batons já ganhavam produções mais padronizadas, sendo confeccionadas com mel de abelha e tintas vegetais.

Em 1930 o batom finalmente ganhou sua fórmula sólida, e mesmo depois de muitas evoluções no setor de cosméticos, essa mesma fórmula não recebeu muitas alterações, mas hoje em dia eles apresentam tecnologias que vão além do embelezamento; como a hidratação e proteção aos nossos lábios.


Tendências 2020

Assim como no setor da moda, a maquiagem e suas linhas e lançamentos dependem de uma colorimetria tendência para surgir.

Como essa paleta de cores varia entre o passar dos anos, às vezes até mesmo trazendo tendências passadas para a atualidade, resolvemos trazer 5 tonalidades para você arrasar em 2020, estando totalmente segura e na moda e ainda indicar alguns batons que se enquadram exatamente nessas cores: