top of page

Uma exposição itinerante sobre as peças transparentes Saint Laurent

Em colaboração com o Museu Yves Saint Laurent de Paris, a Cidade da Renda e da Moda de Calais apresentará cerca de sessenta modelos e arquivos sobre a noção de sensualidade e afirmação da mulher através de tecidos transparentes.

Vestido de noite, coleção de alta costura outono-inverno 1970 ©Yves Saint Laurent ©Estate Jeanloup Sieff

"Yves Saint Laurent: Transparências".

Quem diz ano novo diz nova exposição de luxo . Encontre-se em Calais, na Cidade da Renda e da Moda , a partir de 24 de junho de 2023 , para descobrir a apresentação da entidade cultural no guarda-roupa transparente da casa de alta costura Saint Laurent. O percurso e o conceito foram coimaginados com o homônimo Museu Parisiense , que também sediará o evento no início de 2024. Por enquanto, este último expõe a relação que o costureiro teve com o ouro.


Para revelar "como o costureiro conseguiu derrubar os códigos de desvelamento do corpo feminino" , de acordo com o espaço dedicado à arte no norte de Pas-de-Calais, a organização apresentará cerca de sessenta peças marca, acessórios, fotografias ou desenhos. Esses arquivos vêm das coleções da Fundação Pierre Bergé, do museu Yves Saint Laurent em Paris e da Cidade da Renda e da Moda.

Esboço ilustrativo de um smoking da coleção de alta costura primavera-verão 1968 feito por Yves Saint Laurent em 1983 para o catálogo da exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York ©Yves Saint Laurent

Já em 1966, poucos anos antes da histórica revolução sexual, o diretor artístico de sua casa revelou sua primeira criação em transparência , graças a um material chamado cigalina. Esse movimento de “nude look” estará no auge dois anos depois, quando Yves Saint Laurent revelará o vestido de chiffon cintado com penas de avestruz, exibindo todas as curvas e a intimidade da mulher. Uma peça verdadeiramente transgressora para a época, integrando o catálogo dos modelos mais emblemáticos da marca e, de forma mais ampla, do mundo da moda. "Nada é mais bonito do que um corpo nu" , disse o criador.

Uma visão artística perpetuada ao longo da carreira do grande costureiro e que perdurará por seus sucessores. Prova disso é a coleção primavera-verão 2023 de Anthony Vaccarello, marcada por muitos vestidos justos e transparentes. E essa sensualidade indumentária não parece ter dito a última palavra. De acordo com a Stylight , os ajustes "Naked Dress" e "Cut-Out" estão entre as tendências mais proeminentes em 2022 e provavelmente continuarão nos próximos meses.


"Yves Saint Laurent: Transparências". De 24 de junho a 12 de novembro de 2023. Cidade das rendas e da moda, 135 Quai du Commerce, 62100 Calais.


bottom of page