• VAM Editoria Executiva Magazine

Uma salva de palmas para a Academia Fluminense de Letras – Guardiã da cultura da língua e da l

Uma mocinha de 102 anos. Sim, essa é a idade de nossa Academia Fluminense de Letras. Completados, no dia 22 de Julho de 2019.


Idealizada para ser uma instituição de memória, preservando os acervos de muitos membros, reúne notáveis em várias áreas que, buscam fomentar o gosto pela leitura, zelando pela valorização da língua portuguesa e blindagem da cultura nacional. Seus patronos, distribuídos pelas cadeiras de Classes de letras, Belas artes, Ciências e Ciências Sociais representam hoje a memória majestosa de nossa academia.

Se só o homem transmite a cultura, nada é, portanto, mais importante e vital para ele do que o que chamamos de sua educação. Assim, dizemos que, organizarmo-nos em sociedade, é nosso maior atributo e também nosso maior requisito. Sendo assim, a educação transforma o animal Homo sapiens no homem. É a interface entre nossa animalidade e nossa humanidade.

Essa é a grande riqueza no agregar da cultura e a Academia Fluminense de Letras nos leva a este sentimento de desejo do saber e desejo da busca por conhecimento constante. E como não nos encantar pela arte da literatura, das letras e do universo contemplativo que se abre a nossa frente, quando deixamos fluir a imaginação e nos entregamos a leitura?

Uma das propostas dessa respeitadíssima instituição cultural é ser um ambiente de trocas intelectuais, com grandes conferências inseridas em processos de cunho literário e linguístico e, sem sombra de dúvidas, tem cumprindo com maestria seu papel.

Vamos aplaudir de pé a Academia Fluminense de Letras, 102 anos abrigando e dando voz a grandes imortais, carregando muita história fantástica e rica de elementos que encantam.

Uma Academia de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural de uma cidade, de um estado e de um país, posto que simboliza o lastro cultural de um povo.

Tem o condão de desabrochar aspirações, e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras.

E a Academia Fluminense é um exemplo desta referência, cheia de tradições e ritos de uma sociedade intelectual que luta por manter viva a cultura de uma nação.


Dra. Andréa Ladislau Escritora / Psicanalista / Colunista Membro Imortal da Academia Fluminense de Letras

Contato: antonnio@vammagazine.com.br

Endereço: Honório Magno, 290. RS-SM

Telefone +5555997127649

  • Instagram

©2021 por VAM Magazine. Orgulhosamente criado com Wix.com

Formulário de Inscrição

Este site foi criado com o objetivo de Popularizar a moda em seus segmentos e de forma consciente.

Edições da VAM Magazine na plataforma estão disponíveis para acesso.

Nossa equipe de apoiadores e parceiros agradecem por você estar conosco!

Revista digital, desde 2019.

20191019121420_4742995258.png