top of page

Xuxa e Junno são Embaixadores de Campanha para Banir Gaiolas no Brasil

Campanha Brasil Sem Gaiolas tem por objetivo conseguir apoio para proibir as gaiolas e o confinamento extremo na pecuária.

O casal de artistas e ativistas Xuxa e Junno são embaixadores da Campanha Brasil Sem Gaiolas e gravaram um vídeo pedindo o apoio da população para que o confinamento extremo seja proibido, pois esta é considerada uma das práticas mais cruéis da pecuária.

No dia 30/11, na Assembleia Legislativa de São Paulo, três importantes organizações de proteção animal: Animal Equality, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Proteção Animal Mundial, se uniram para lançar a campanha "Brasil Sem Gaiolas". A campanha tem como objetivo apoiar o Projeto de Lei 5092/2023, que visa proibir, em âmbito federal, a utilização de gaiolas e sistemas de confinamento extremo de animais criados para a alimentação humana e extração de penas e peles.


O casal de artistas e ativistas Xuxa e Junno são embaixadores da Campanha Brasil Sem Gaiolas e gravaram um vídeo pedindo o apoio da população para que o confinamento extremo seja proibido, pois esta é considerada uma das práticas mais cruéis da pecuária. O casal já protagonizou outras campanhas da Animal Equality, como a investigação de galinhas lançada em maio de 2023. "Para mim e para o Junno é muito importante contribuir para a causa animal e esta campanha nos sensibilizou por tocar em um ponto muito polêmico, que as pessoas não querem ver: que animais passam suas vidas inteiras presos em espaços minúsculos antes de serem abatidos", comentou Xuxa. Para Junno, que assim como Xuxa também é vegano, abolir práticas cruéis está ao alcance de todas as pessoas, independente do tipo de alimentação ou estilo de vida. " Estamos falando de seres que têm sensibilidade e inteligência", complementou o ator.

Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality, uma das organizações idealizadoras da Campanha Brasil Sem Gaiolas celebrou este momento como um grande passo na luta pelos direitos animais: "Temos certeza de que quando as pessoas tomam conhecimento do que os animais criados para consumo sofrem nas granjas e fazendas industriais, irão tomar uma atitude. Assinar esta petição pode ajudar a mudar significativamente o que os animais enfrentam".

De acordo com uma pesquisa encomendada pela organização Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - que também é idealizadora da Campanha - e realizada pelo Instituto Datafolha, 88% dos entrevistados responderam que se importam com o bem-estar animal.


Taylison Santos, Diretor Executivo do Fórum também considera o lançamento da campanha um marco, "A aprovação desse PL é crucial para garantir que o Brasil elimine práticas que são repudiadas pelos consumidores".

A campanha "Brasil Sem Gaiolas" pretende mobilizar a sociedade e pressionar pelo avanço do Projeto de Lei 5092/2023, que representa um marco na proteção dos direitos animais no Brasil.

Para saber mais e assinar a petição acesse: brasilsemgaiolas.org

Commentaires


bottom of page