top of page

29 de agosto: Grand Cru e Evino celebram Dia do Sommelier e Dia da Cabernet Sauvignon

Marcas sugerem rótulos exclusivos para comemorar as duas datas

O dia 29 de agosto é marcado por duas celebrações importantes dentro do universo do vinho. Além de ser o Dia Internacional da Cabernet Sauvignon, uva mais cultivada do mundo e matéria prima de diversos vinhos, é também o Dia do Sommelier, profissional que com seu conhecimento e estudo auxilia nas experiências que cada rótulo proporciona, desde o processo de produção até a degustação e harmonização.


“A Cabernet Sauvignon é a variedade dominante nos blends das zonas de Médoc e Graves em Bordeaux, na França, incluindo os 5 Premiers Grand Crus Classés. Difundiu-se no globalmente principalmente durante o final do século XX, como casta internacional mais relevante, por ser adaptável as boa parte dos climas para viticultura (com exceção dos muito frios, onde esta casta tardia não consegue amadurecer). Seu caráter marcado também é um diferencial que ajuda a explicar seu amplo cultivo”, explica Vinicius Santiago, sommelier do grupo Víssimo.


Para celebrar as datas, Vinicius selecionou rótulos exclusivos de Cabernet Sauvignon da Grand Cru, maior importadora e varejista de vinhos finos da América Latina, juntamente da Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, ambas marcas do grupo Víssimo.


Um dos rótulos em destaque, sugerido pela Grand Cru, é o Cobos Bramare Cabernet Sauvignon Lujan De Cuyo 2018 750mL. De aromas de frutas maduras e especiarias doces, como cravo e canela, este vinho possui um sabor concentrado, com taninos macios e aveludados, que harmonizam-se com pratos mais gordurosos, como tagliatelle com ragu de cogumelos ou com carne, como picanha na manteiga de ervas e paleta de cordeiro assada.


Outro rótulo escolhido é o Crossbarn By Paul Hobbs Cabernet Sauvignon Napa Valley 2018 750mL, perfeito para jantares e reuniões com os  amigos. Seu sabor equilibrado, rico e refinado acompanhado de um olfativo groselha preta, amoras,  notas de mirtilo, junto de  um toque de ervas secas, combina perfeitamente pratos mais elaborados, como carnes vermelhas grelhadas ou assadas e risoto de cogumelos, como também pode ser servido com petiscos, como queijos maturados.


Já a Evino trouxe diretamente da França o Le Cercle des Épicuriens Bordeaux AOP 2020. Ácido e Frutado, este vinho vermelho rubi é feito com duas castas de uva: a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Além disso, ele pode ser harmonizado com carnes de caça e queijos variados, seja em uma refeição mais elaborada ou em uma mesa de petiscos no fim de tarde.


Expressivo, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, junto de  toques herbáceos, de pimenta verde e pão, o No es Pituko Cabernet Sauvignon 2021 é o outro selecionado do e-commerce. Este vinho frutado possui um sabor versátil, que pode acompanhar desde carnes vermelhas  e  massas de molho vermelho até pizzas e  queijos.


Os rótulos estão disponíveis nas lojas físicas e nos sites https://www.grandcru.com.br/ e https://www.evino.com.br/.

コメント


bottom of page