9 benefícios e usos da casca de limão

O limão é uma fruta cítrica comum, juntamente com toranjas, limas e laranjas. Enquanto a polpa e o suco são mais utilizados, a casca tende a ser descartada. No entanto, estudos informam que casca de limão é cheia de compostos bioativos que podem fornecer inúmeros benefícios para a saúde. Apresentamos 9 benefícios e usos potenciais da casca de limão.


1. Alto valor nutricional

Apesar de ser comida em pequenas quantidades, as cascas de limão são muito nutritivas. Ela contém uma grande quantidade de fibras e vitamina C, fornecendo 9% do valor diário em apenas 1 colher (6 gramas).

Além disso, possui pequenas quantidades de cálcio, potássio e magnésio. O D-limoneno, um composto que dá ao limão seu aroma característico, também é encontrado na casca e pode ser responsável por muitos dos benefícios à saúde dessa fruta.

2. Pode auxiliar a saúde bucal

As cáries dentárias e as infecções das gengivas são doenças orais generalizadas causadas por bactérias como o Streptococcus mutans. A casca de limão contém substâncias antibacterianas que podem inibir o crescimento de micro-organismos.

Em um estudo, os pesquisadores identificaram quatro compostos em casca de limão que têm propriedades antibacterianas poderosas que combatem eficazmente as bactérias causadoras de doenças orais comuns. Além disso, um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de casca de limão combate a atividade do Streptococcus mutans, com doses mais altas sendo mais efetivas.

3. Rica em antioxidantes

Antioxidantes são compostos vegetais que previnem o dano celular combatendo os radicais livres em seu corpo. A casca de limão é rica em antioxidantes, incluindo D-limoneno e vitamina C. A ingestão de antioxidantes flavonoides como D-limoneno está associada a um risco reduzido de certas condições, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Um estudo em tubo de ensaio determinou que a casca de limão tinha uma atividade antioxidante mais forte do que as cascas de grapefruit ou tangerina. Estudos em animais também mostram que o D-limoneno aumenta a atividade de uma enzima que ajuda a reduzir o estresse oxidativo. O estresse oxidativo está associado a danos nos tecidos e envelhecimento acelerado. Além disso, a vitamina C na casca de limão age como um poderoso antioxidante e também promove a saúde do sistema imunológico.

4. Pode ter propriedades antimicrobianas e antifúngicas

A casca de limão pode ter várias propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Notavelmente, em um estudo de tubo de ensaio, esta casca prejudicou significativamente e reduziu o crescimento de bactérias resistentes a antibióticos. Outro estudo mostrou que o extrato de casca de limão lutou contra um fungo resistente a medicamentos que causa infecções de pele.

5. Pode impulsionar o seu sistema imunológico

Extrato de casca de limão pode reforçar o seu sistema imunológico, devido ao seu teor de flavonoides e vitamina C. Um estudo de 15 dias que deu aos peixes casca de limão desidratada e mostrou melhores respostas imunológicas. Além disso, uma revisão de 82 estudos descobriu que 1 a 2 gramas de vitamina C por dia reduz a gravidade e a duração do resfriado comum em 8% em adultos e 14% em crianças.

A vitamina C também se acumula nos fagócitos, um tipo de célula que ingere compostos nocivos.

6. Pode promover a saúde do coração

Pressão alta, colesterol alto e obesidade são todos fatores de risco para doenças cardíacas, que é a principal causa de morte no mundo. Pesquisas sugerem que compostos como flavonoides, vitamina C e pectina – a principal fibra da casca do limão – podem reduzir seu risco. Uma revisão de 14 estudos em 344.488 pessoas descobriu que um aumento médio de 10 mg de flavonoides por dia reduziu o risco de doença cardíaca em 5%.

Além disso, em um estudo em camundongos com obesidade, o D-limoneno reduziu os níveis de açúcar no sangue, triglicérides e LDL (mau) colesterol, enquanto aumentava o colesterol HDL (bom). Um estudo de 4 semanas em 60 crianças com excesso de peso observou que a suplementação com pó de limão (contendo casca) levou a reduções na pressão arterial e LDL (mau) colesterol. A pectina das cascas de limão também podem reduzir os níveis de colesterol aumentando a excreção de ácidos biliares, que são produzidos pelo fígado e se ligam ao colesterol.

7. Pode ter propriedades anticancerígenas

A casca de limão pode ter várias propriedades de combate ao câncer. Por exemplo, a ingestão de flavonoides está associada a um risco reduzido de vários tipos de câncer, e a vitamina C pode reforçar o crescimento dos glóbulos brancos, o que ajuda a eliminar as células cancerosas mutadas. O D-limoneno também pode ter propriedades anticancerígenas, especificamente contra o câncer de estômago.

Um estudo de tubo de ensaio descobriu que este composto ajudou a matar as células cancerígenas do estômago. Da mesma forma, um estudo de 52 semanas em ratos observou que diferentes concentrações de D-limoneno inibiram o câncer de estômago ao aumentar a taxa de mortalidade das células mutadas. No entanto, a casca de limão não deve ser considerada um tratamento ou cura para o câncer. A pesquisa humana é necessária.

8. Pode tratar cálculos biliares

Alguns estudos sugerem que o D-limoneno pode ajudar a tratar cálculos biliares – depósitos rígidos que podem se desenvolver em sua vesícula biliar. Em um estudo em 200 pessoas com cálculos biliares, 48% dos que receberam injeção de um solvente D-limoneno apresentaram desaparecimento completo do cálculo biliar, sugerindo que esse tratamento poderia ser uma alternativa eficaz à cirurgia.

Mesmo assim, a pesquisa de acompanhamento é necessária.

9. Outros usos

A casca de limão também tem muitas aplicações como um item cosmético ou doméstico. Alguns de seus usos mais populares incluem:

Limpador de uso geral: Encha uma tampa com casca de limão e vinagre branco e deixe descansar por várias semanas. Remova as cascas e misture a solução restante com partes iguais de água.

Desinfetante de geladeira e lixeira:Coloque algumas cascas de limão dentro da geladeira ou no fundo da lata de lixo para absorver os odores.

Limpador de aço inoxidável: Espalhe um pouco de sal no item que você deseja limpar e esfregue as manchas usando casca de limão. Lembre-se de enxaguar depois.

Esfoliação Corporal: Misture açúcar, azeite de oliva e a casca de limão picadinha e massageie na pele molhada. Certifique-se de enxaguar bem quando terminar.

Máscara falsa: Misture farinha de arroz, pó de casca de limão e leite frio para obter uma máscara esfoliante e de limpeza da pele.