Após Milão, Portinari e Pedro Franco voltam a se unir na CASACOR SP 2022

Coleção Tempo ambienta espaço 'Pensar o Tempo' - projeto pode ser visitado até 11 de setembro, no Conjunto Nacional

Portinari e Pedro Franco

Após o sucesso em Milão, no iSalone, maior e mais importante evento mundial do setor de design, a coleção de porcelanatos Tempo, criada e uma collab entre Portinari e o arquiteto Pedro Franco, chega a CASACOR São Paulo. O espaço Pensar o Tempo, assinado por Pedro, é um lounge com a proposta de oferecer um respiro sensorial para relaxamento e reflexão, ambientado com os revestimentos no piso. O projeto pode ser visitado até 11 de setembro, no Conjunto Nacional.

O espaço fica em uma área privilegiada do edifício, entre espaços comerciais e um café, servindo como ponto de apoio e de integração real para o público experienciar a sensorialidade proposta no local. Sobre a cerâmica, os visitantes tendem a passear com os olhos e verificar a existência de linhas contínuas que remetem às cicatrizes da vida – elas que trazem o “conhecimento” para a construção de um novo futuro.

O sofá Underconstruction, uma das peças mais emblemáticas criada pelo designer no decorrer de sua trajetória, é apresentado e inédita versão sinuosa alongada e 8 metros. Em sua estrutura, caixas de com (escondidas) fazem compasso com diferentes marcações de tempo.

O projeto foi criado com uma divisão entre dois platôs (pavimento e teto), criado para estimular diversas formas de relaxamento (sentar, deitar, esparramar). No local, o arquiteto entra ainda com uma peça de arte conceitual e a projeção de um vídeo sobre pensamentos acerca do tema tempo, da arte e da atemporalidade. "Sempre falo com muito amor sobre a parceria com a Portinari. Acredito que o design realmente pode mudar o mundo, sendo uma plataforma de mensagem, assim como é a cerâmica Tempo. Aliada a alta tecnologia de produção, vemos as marcas do tempo nascendo em um design generoso, com um efeito quase holográfico. Em Milão, o lançamento ganhou o mundo e, agora, na CASACOR, trazemos uma extensão desse conceito, sobre a reflexão sobre o tempo e as marcas da vida", analisa Pedro Franco.

Porcelanato Tempo A coleção Tempo foi lançada oficialmente na Itália. A linha de revestimentos assinada traz três produtos, no formato 60x120. Há opções das peças nas cores: preta, branca e tons de grãos integrais. Elas são inspiradas na valorização das imperfeições criadas com o passar do tempo. Ao invés de esconder as cicatrizes, esses impactos são expostos no produto, com fios de dourados, prata e bronze, revelando uma nova beleza que o torna único. Com linhas finas e fluídas, sua volumetria é perceptível ao olhar e quase imperceptível ao toque. Para Pedro Franco, o conceito dessa criação visa a reconstrução da sociedade embasada em novos valores.

Pedro Franco é brasileiro, especialista em alto design, com grande vivência internacional. Expõe seus trabalhos desde 2000 no mercado mundial de design, especialmente no Salão de Milão. Franco criou peças icônicas, sofisticadas e inovadoras como a “cadeira esqueleto”, que hoje faz parte do Vitra Design Museum (Alemanha), e a “poltrona underconstruction”, eleita pelo jornal The New York Times como uma das tendências da feira de Milão em 2017.

No quarto ano de collab com a Portinari, o designer e a marca apostam na força do conceito para criar um estado sereno, soluções que tragam alívio e bem-estar, equilíbrio e harmonia para dentro dos lares, em tempos de ressignificação do viver e do morar.