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Artistas visuais imprimem a essência amazônida em novas sandálias do projeto de prevenção ao câncer

“Propósito” é uma palavra que ganha várias camadas práticas nas movimentações da Grendha, marca feminina de rasteiras e sandálias da Grendene. Depois de iniciar sua jornada de sustentabilidade, Grendha reforça o seu compromisso na busca de saúde e bem-estar através da coleção Mais Rosa. A parceria firmada com o projeto Pense Rosa, da ONG Orientavida, neste ano vem viabilizando exames de prevenção ao câncer para mulheres de populações ribeirinhas no Juruti, município no estado do Pará. Entendendo que o assunto deve ser uma prioridade não somente em outubro, desde abril o projeto proporciona, semanalmente, exames de mamografia e complementos de mamografia (ultrassonografia, biópsia etc.) para as habitantes da região. Agora, no tradicional Outubro Rosa, a marca lança uma rasteirinha desenvolvida em parceria com duas artistas amazônidas, que traduzem a essência da cultura paraense na linha que conduz o projeto, a Grendha Mais Rosa.

Com a união feminina como fio condutor, o projeto Mais Rosa ganha desdobramentos artísticos também por meio da união entre mulheres. Neste ano, Renata Segtowick (@renataseg.art) e Tai Silva (@ixe_tai) foram as responsáveis por imprimir a cultura da região nas novas sandálias Grendha Mais Rosa. Para isso, as artistas recorreram à beleza da natureza, trazendo seu papel não apenas como cenário da região, mas como meio de subsistência.


“O conceito da ilustração que eu desenvolvi é ‘mulheres do açaí’, inspirado no trabalho feminino de produção do açaí. É um alimento ancestral que, além de ser base de alimentação de grande parte das famílias ribeirinhas paraenses, ele também é fonte de renda de muitas famílias chefiadas por mulheres”, explica Renata. Outro fruto amazônico também se torna protagonista das ilustrações da coleção a partir da criação de Tai, que traz o conceito “o poder da andiroba”. “É um fruto muito utilizado na nossa medicina ancestral e na indústria cosmética, um meio de subsistência para diversas famílias paraenses. Desse modo, a estampa traz a nossa relação com o consumo e uma prática sustentável, assim como a força que a mulher matriarca paraense tem dentro de suas famílias”, ressalta a artista.

O modelo que ganhou o toque das criativas foi a clássica rasteira, que passa por uma gama de cores que inclui nuances como bordô, tom do açaí, amarelo, preto, vermelho, rosa e verde. Nas tiras, a beleza fica por conta dos acabamentos, com detalhes vazados e uma pequena corrente que acompanha a costura dupla.

Conscientização e prevenção ao câncer de mama

Quando se fala em prevenção ao câncer de mama, o primeiro passo para o diagnóstico precoce é a mamografia. No entanto, essa é uma jornada que pode envolver uma série de outros exames, como ultrassonografia e biópsia, além de acompanhamento profissional efetivo até início do tratamento garantido em lei pelo SUS, após diagnóstico. Para garantir que todas as etapas sejam devidamente cumpridas, a Grendha e o Pense Rosa firmaram parceria com o hospital local Nove de Abril. A cada sábado, o centro médico recebe aproximadamente 12 mulheres em situação de vulnerabilidade social para dar início à investigação clínica por meio de exames de mamografia.

Só neste ano, a parceria entre a marca e a ONG Orientavida já beneficiou 150 integrantes das populações da cidade, que é palco do Festival das Tribos Indígenas — Patrimônio Cultural do Pará, também conhecido como Festribal. Apesar do atual foco na cidade do Baixo Amazonas, o projeto já contemplou milhares de mulheres por todo o país através de conscientização e realização de exames desde o seu surgimento, em 2017.


As sandálias do projeto Grendha Mais Rosa já estão disponíveis na loja oficial da marca (acesse aqui), ambas por R$29,99. A grade de tamanhos se estende do número 33/34 até 39/40.


Sobre a Grendha:

Grendha é uma marca brasileira de calçados casuais femininos com foco em rasteirinhas e sandálias para todas as ocasiões. Desde 1994 acompanha os passos das mulheres brasileiras, valorizando suas batalhas e celebrando cada conquista. Seus produtos aliam praticidade, qualidade, durabilidade e preço acessível em um design versátil. A inspiração vem das últimas tendências de moda, com influência da joalheria, das técnicas artesanais e da estética tradicional do couro. As solas da Grendha contam com tecnologias que garantem flexibilidade, maciez e segurança ao caminhar. A marca busca valorizar as pessoas e seu entorno em busca de uma moda mais acessível e responsável. Grendha, ao seu lado.

Conheça mais sobre a jornada de Sustentabilidade da Grendha em: www.grendha.com.br/sustentabilidade


Novas sandálias Grendha Mais Rosa | Créditos: Divulgação Grendha

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