Caderno Gaúcho: A história de Porto Alegre, conheça a capital gaúcha

A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões - região do Noroeste do Estado - que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.

Em meio a diversidade nasceu um sentimento de orgulho gaúcho, povo com costumes e tradições bem definidas que viaja pelo Brasil com esse sentimento de raízes fortes no peito. Dessa forma, o campo fértil da capital do Rio Grande do Sul deu origem a artistas ilustres como o diretor e fotógrafo Gilberto Perin, a apresentadora Fernanda Lima, a artista plástica Ana Aita e as atrizes Julia Lemmertz, Sheron Menezzes, Tainá Müller, entre muitos outros.

“Acho que Porto Alegre é bem singular. Não sei se é devido às bipolaridades políticas, futebolísticas ou de temperatura, mas tudo naquela cidade é intenso. Mal dá tempo de sentir saudade, já que em São Paulo estou o tempo todo rodeada de gaúchos” ressaltou Tainá Muller relembrando a cidade natal em uma entrevista.


Pontos turísticos e históricos

Porto Alegre conta com 608 praças e 8 parques. Entre eles estão: o Parque Marinha do Brasil, o Parque Moinhos de Ventos, o Parque Farroupilha (Redenção) e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Harmonia).