Ritval homenageia ícones da cultura brasileira em nova coleção de camisetas
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Ritval homenageia ícones da cultura brasileira em nova coleção de camisetas

Criar uma marca do zero no mercado da moda no Brasil é um desafio que pode ser, ao mesmo tempo que extremamente complexo e detalhado, uma curiosa e divertida aventura criativa. Antes mesmo da Ritval (lê-se Ritual) ser concebida, alguns pilares e conceitos foram estabelecidos visando uma implementação bem-sucedida da nova empreitada nesse mercado, explorando, sempre no longo prazo, seu potencial de crescimento.

Lançada inicialmente como um projeto pessoal durante os primeiros meses da pandemia, a marca se propôs a começar com a simples ideia de 1) fazer o básico extremamente bem feito e 2) moldar sua diversificação de produto de acordo com a resposta do nicho de mercado escolhido. Foi com essa mentalidade que, em outubro de 2020, seu e-commerce entrou ao ar após meses de estudos e desenvolvimento institucional. Nascia ali a primeira linha da empresa, camisetas genderless fabricadas sob demanda e com designs produzidos por ilustradores locais.


Estruturada para operar alinhada com a sustentabilidade e nos princípios da Slow fashion, a Ritval foi pensada para oferecer camisetas 100% algodão com o maior nível de customização possível ao consumidor final. Como a marca não trabalha com estoque, é possível escolher, no ato da compra, a modelagem (hoje existem duas opções disponíveis), numeração e cor do tecido de cada camiseta vendida, desde cores claras (como o branco e amarelo) até tons de azul marinho, verde militar e o preto.


Alguns bons meses operando nessa fase piloto se passaram e, a partir do segundo semestre desse ano, a marca começa, antes mesmo de completar 1 ano de mercado, a expandir sua atuação e a mostrar a que veio. Idealizada com o objetivo de valorizar artistas e a cultura essencialmente nacionais, em agosto de 2021 é dado seu mais ambicioso passo até o momento: A nova linha “Tropical Bliss”.


Com a ampliação de sua rede de designers parceiros, a marca começa a explorar suas crenças e disponibiliza, a partir de agora, peças totalmente inspiradas na cultura brasileira dos anos 50, 60 e 70: O samba, bossa nova, tropicália e toda a estética vintage de uma das eras mais produtivas e culturalmente ricas do Brasil contemporâneo. Com essa nova linha de camisetas, a marca homenageia alguns dos ícones da nossa música popular: Elza Soares, Elis Regina, Cartola, Vinícius de Moraes, Zeca Pagodinho, entre outros.

Eu vou te amar do Leme ao Pontal. Resgamos esse mantra por trás da canção de Tim Maia (...) como sinal de respeito, admiração e orgulho de ser brasileiro”, explica Guilherme Cossich (fundador e CEO da marca) sobre a estampa “Leme ao Pontal” presente na nova coleção. “Apesar dos problemas, das diferenças e do caos que o Brasil atravessa no presente, nada como olhar para trás e reverenciar o passado e ressignificar nossa bandeira, valorizando genuinamente a cultura brasileira e os símbolos que fazem de nós um só povo: a cultura, música, o clima tropical e a alma brasileira: nossa essência”, completa.


Visando oferecer uma experiência completa ao público que se interessa por brasilidades, a empresa também se uniu com times criativos de outras marcas para diversificar seu portfólio: Meias coloridas, uma linha exclusiva de eyewear que está para ser lançada em breve, entre outras surpresas. Para conferir os novos designs e acompanhar os próximos passos da marca no mercado, acesse www.ritval.com.br ou siga-os no Instagram (@ritvalclothing).




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