Sucesso internacional - Ana Ferrari exibe escultura WIND na Bienal de Veneza

Ana Ferrari, diretora criativa da ANK, artista e escultora, tem explorado os cinco continentes, procurando e colecionando metais únicos, gemas, histórias, culturas e significados.


Ao longo de sua jornada, criou esculturas conceituais de caixas para guardar lembranças, cada uma contendo itens de sua história, agregando valor e novas percepções a sua arte. Ana cria esculturas para representar simbologias vividas em suas experiências físicas e espirituais.


A artista acredita que todo trabalho ressalta o valor do singular, a beleza do processo e daquilo que nos foi dado pela natureza. Por isso, Ana Ferrari traz em suas criações a responsabilidade de traduzir respeitosamente as tradições étnicas e simbologias de outras culturas.

Este ano, a artista irá expor sua escultura denominada 'Wind' na 59ª Bienal de Arte de Veneza, que ocorrerá entre os dias 23 de abril e 27 de novembro de 2022.


A escultura foi desenvolvida a partir de sua residência artística na ´Cidade das Artes´ Azulik - Tulum, no México. A obra traduz o significado do vento: "O vento está em sintonia com o espírito invisível, que dá vida à própria vida. Ao entrar no ouvido, o vento produz movimentos em espiral, espalhando-se por todo o corpo em suas inúmeras passagens. Ouvir é o significado básico para comunicar nossa verdade mais íntima." Wind, é uma coleção para homenagear todas as espiritualidades que revelam-se na espiral do vento.


A escultura é o ponto de partida da nova coleção da ANK; coleção que terá uma special collection assinada com Roth, CEO do Azulik, chamada "Echo".

Roth, reconhecido mundialmente como um dos perfis criativos mais inovadores em design, é um arquiteto autodidata, ecologista, filantropo, criativo e empreendedor, nascido na Argentina e residente no México. "Meu objetivo é construir caminhos para reconectar os seres consigo mesmos, com os outros e com a natureza através de cada iniciativa.", diz Roth sobre seu trabalho.


​A arte de Ana e Roth se conecta de forma natural; os dois artistas prezam pela energia da natureza e, por isso, o desenvolvimento da coleção em conjunto surgiu de maneira orgânica. A coleção exclusiva conta com três jóias-esculturas que serão numeradas e customizadas para quem adquiri-las; somente cinco de cada serão feitas.


A coleção terá seu lançamento com curadoria de Marcello Dantas no Museo Sfer Ik, em Tulum; reconhecido como um dos destinos culturais mais relevantes da América Latina e como um dos cem melhores lugares para visitar no mundo, segundo a revista TIME. Leia a seguir a entrevista completa: