top of page

Vai curtir o Carnaval? 6 Dicas básicas para manter os cuidados com as suas plantas em dia

O Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim, traz dicas para quem tem planta em casa e vai sair para curtir o Carnaval, viajar ou aproveitar o verão

“Bebeu Água? Está com sede?” Este hit de outros carnavais nos lembra de algo muito importante e que devemos prestar atenção principalmente durante os períodos do ano onde as temperaturas são mais altas, a nossa hidratação. Mas o que é importante lembrarmos também é que além das pessoas, as plantas têm necessidades básicas para manterem-se bonitas e saudáveis.


Com o Carnaval já a todo vapor e o Verão em andamento, muitas pessoas aproveitam a ocasião para curtir um momento de lazer e viajar, o que faz em alguma situações que se ausentem de casa por períodos mais longos. Em casos como estes, assim como os donos de pet, os cultivadores de plantas também devem estar atentos a alguns pontos, para garantir o bem-estar delas no período em que não estiver em casa. Além disso, de modo geral, durante a estação mais quente do ano é preciso estarmos atentos a alguns cuidados específicos.


O Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano, separou seis dicas básicas:

1. Cuidado com os fungos:

Nas regiões onde chove mais, precisamos estar mais atentos ao ataque de fungos. Manchas nas folhas, ferrugens, mofo branco e pintas pretas são sinais do ataque, sendo muito comuns nessa época do ano. Para controlar as doenças fúngicas é indicado pulverizá-la a cada 15 dias com fungicida à base de difenoconazol.

2. Aumente as regas:

No verão as regas precisam ser mais frequentes, pois quanto mais calor, mais as plantas transpiram pelas folhas e maior o consumo de água pela planta. Dependendo da região é possível que tenha que regar duas vezes por dia.


3. Época ideal para adubar as plantas:

Quando regamos demais ou quando chove muito, a água vai levando parte do fertilizante deixando o solo pobre. Precisamos então compensar essas perdas fazendo adubações mais frequentes.


As plantas também estão muito ativas nessa época e consomem mais nutrientes, portanto, não se esqueça de adubar suas plantas com fertilizantes. Dê preferência opte por adubos completos, pois além do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), ela precisa de muitos outros nutrientes, como: Cálcio, Magnésio, Enxofre, Boro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio e Zinco.

4. De olho nos insetos:

Insetos e outras pragas aceleram a reprodução quando os dias estão mais quentes, o ciclo de vida deles é reduzido em comparação as épocas mais frias. Para controlá-los é indicado a utilização de inseticidas, para ácaros acaricida e para lesmas, lesmicidas. Basta seguir a informação de uso de cada produto, conforme a embalagem.

5. Cuidado com o sol:

Com a mudança de posição do sol no verão, pode ser que alguma planta tenha que ser mudada de local. Observe suas plantas e se apresentarem queimaduras mude-as de posição.

6. Não esqueça de cuidar de suas plantas antes de viajar:

E por último, porém não menos importante, quem ama planta sabe como é difícil viajar e ficar tranquilo sem se preocupar com elas. Uma boa dica para mantê-las hidratadas é colocar um gel para plantio na terra. Ele funciona como uma caixa de água, quando a terra seca ele passa a liberar a água retida dentro dele para as plantas.



E não se esqueça que elas precisam de alimento, nessa situação o melhor é utilizar adubos de liberação lenta. Existem no mercado uns que duram de 3 até 5 meses. Desta forma é possível ter a certeza de que além de água, estarão bem nutridas por meses.

Sobre a Forth Jardim

A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 24 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 4.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.


@forthjardim_oficial

Kommentare


bottom of page