top of page

Capa: Henrique Fogaça traduz em seu estilo de vida sua pluralidade artística

Entrevista completa para a edição de março. Acesse a seguir!

Por Antonnio Italiano

Henrique Fogaça tem história de vida inspiradora e mostra que a pluralidade é a receita para alcançar o sucesso, considerado um dos chefs mais reconhecidos do país, o artista se destaca por sua versatilidade, atuando também como vocalista da banda de hardcore Oitão, com a qual já se apresentou no Rock in Rio, como sócio dos restaurantes Sal, Cão Véio e Jamile, além de ativista em causas sociais e de impacto como o acesso ao tratamento à base de cannabidiol. Neste mês, embarcou para Portugal para promover o lançamento do seu livro O Mundo do Sal e, em seguida, estará em Angola para jantares especiais.


Henrique Fogaça se interessou pela gastronomia quando se mudou de Ribeirão Preto para morar em São Paulo com a irmã, aos 22 anos. Pela necessidade de preparar sua própria comida, Fogaça pedia receitas para a mãe e a avó, e com os preparos das refeições acabou se apaixonando pela culinária. Em 2001, resolveu trocar o curso de Arquitetura pelo de Chef Executivo e também trocou o emprego no banco para começar o seu sonho na gastronomia.


No início da carreira, o chef comprava de madrugada ingredientes no Ceasa, passando a maioria de suas noites misturando, experimentando e testando suas descobertas. Durante os estudos, não perdeu a chance de realizar estágios em renomados restaurantes de São Paulo e com uma personalidade criativa e potente, sem medo de errar, já começava a se destacar no universo gastronômico.

Eu nunca fui acomodado, talvez seja por isso que a vida me permita viver todos os dias novos desafios. Sempre questionei, nunca me limitei, nem tão pouco concordei que eu não poderia fazer algo diferente e melhor a cada dia que nascia. Eu sempre acreditei que eu poderia receber ao menos um sim que pudesse fazer a diferença”, conta Henrique Fogaça.

Em 2005, sua criatividade, determinação e ousadia fez Henrique Fogaça partir para o empreendedorismo, inaugurando seu próprio restaurante, o Sal Gastronomia, na época, um pequeno café na Galeria Vermelho que acomodava cerca de 16 pessoas, e que atualmente já somam duas unidades e é considerado um dos melhores e mais procurados restaurantes da cidade.

''Mais do que comida boa, aqui no SAL você viverá uma experiência gastronômica, em um ambiente aconchegante, com uma equipe da qual me orgulho muito'', revela Henrique sobre o Sal.

Focado e com uma mente realizadora, buscando sempre inovar nas suas criações, em 2012, criou a Feira Gastronômica de comida de rua em São Paulo. No ano seguinte, 2013, inaugurou o Cão Véio, Gastropub voltado para lanches.

Além disso, o chef mostra sua facetas múltiplas também com outros talentos, apaixonado por música e hardcore desde a infância, o artista é vocalista e fundador da banda de hardcore “Oitão”.


A banda existe desde 2008 e é formada pelos guitarristas Cícero e Ricardo Quatrucci, o baixista Tchelo e o baterista Rodrigo Oliveira, além de Fogaça no vocal. O grupo já tocou em grandes festivais de rock, como Rock in Rio e Knotfest. Com o novo álbum “Sem Fronteiras” lançado no ano passado, a banda se prepara para lançar o videoclipe do primeiro single do disco: “Um Grito de Paz”, como uma boa música de harcore, a canção manifesta e questiona sobre a humanidade, direitos do cidadão, sobre dignidade do ser humano e como a ternura, respeito e integridade são essenciais para um mundo melhor.


Um homem de sensibilidade e super coração, Fogaça é pai de Olivia, João e Maria Leticia. Olivia nasceu com uma síndrome rara e desconhecida e, desde então, Fogaça busca informações sobre tratamentos alternativos como o uso da cannabis e tem sido um grande aliado na causa.

“Quando a minha filha Olivia nasceu a vida me deu uma nova oportunidade de ser melhor, dessa vez eu tinha mais um motivo para não ligar para os nãos da vida, eu já havia recebido um sim acompanhado de um sorriso leve e que me transforma todos os dias. Mas digo com propriedade que o que era um problema de saúde da minha pequena, me transformou em um homem melhor com ainda mais garra e força de vontade”, revela Fogaça.

Comunicador e com estilo marcante, em 2014, Fogaça estreou na TV, na BAND, como jurado do “Masterchef Brasil” e conquistou o Brasil com seu estilo autêntico e coração. Atualmente o artista precisou realizar uma pausa temporária no Masterchef Amadores para conseguir se dedicar aos projetos pessoais e profissionais, principalmente no que se diz respeito a família, mas logo estará de volta nas temporadas do MasterChef Profissionais e MasterChef+, mostrando seu talento, versatilidade e atitude que reverberam da sua vida pessoal para as telas.


Autêntico, Fogaça tem estilo único fomentado pela suas múltiplas facetas: rockeiro, skatista, família e entusiasta de carros e motos, além de chef, claro. O artista que sempre utiliza acessórios para compor seu visual, como boinas, bonés, pulseiras e colares, também tem como marca registrada sua barba e suas incontáveis tatuagens. Além de seu trabalho, o estilo autêntico e roqueiro do Chef é uma das características que tornam Henrique Fogaça um dos nomes mais marcantes da gastronomia.


Com grande reconhecimento no Brasil, Henrique Fogaça também é destaque internacional. O chef se prepara para lançar seu livro “O Mundo do Sal”, em Portugal. A celebração da estreia do livro acontecerá com jantares exclusivos entre os dias 23 e 03/03, com Fogaça e os chefs portugueses Rui Rodrigues, João Vieira, Vitor Sobral, João Peças e João Viegas, o intuito é preparar pratos que valorizam os ingredientes sazonais, unindo a diversidade e a criatividade da gastronomia brasileira e angolana, estreitando e valorizando a culinária entre os países.


Depois de passar por Portugal, o chef embarca para Luanda, na Angola, também para promover o lançamento do livro e um jantar especial ao lado do chef angolano Anselmo Silvestre. A ser realizado nos dias, 9 e 11 de março, no Restaurante A Fábrica. Com tanto talento, versatilidade, estilo e autenticidade, só podemos desejar que o Chef, empresário, músico e pai, conquiste cada vez mais o mundo!

bottom of page