Dr. Rodrigo Schröder: 5 benefícios da creatina além do ganho de massa magra

Para esse super lançamento VAM Magazine com o empresário Caito Maia na capa desta edição de julho, quero dizer a vocês 5 benefícios que a creatina pode ter para a saúde. Vem!

1. Efeito antitumoral:

As células T do sistema imunológico exigem muita energia para combater o câncer. Nessa situação, a creatina atua como uma "bateria molecular" que conserva a bioenergia para potencializar as atividades das células T, além de "retardar" o crescimento do tumor devido à atenuação da acidose, inflamação e estresse oxidativo (Campos et al, 2016)


2. Efeito Cognitivo:

A suplementação de creatina em adultos jovens mostrou melhorias na memória de curto prazo e capacidade de raciocínio, embora em outros aspectos, como memória de longo prazo, memória espacial e fadiga mental, os resultados ainda sejam contraditórios (Avgerinos et al, 2018)


3. Efeito antidepressivo:

Os resultados preliminares dos estudos realizados por Bakian et al (2020) indicam uma relação significativa entre a suplementação de creatina e a menor incidência de depressão. Esses efeitos são provavelmente devido ao aumento dos níveis de fosfocreatina no cérebro

4. Efeito normoglicêmico

Nos estudos realizados por Gualano et al (2019), indivíduos com diabetes tipo 2 que realizaram treinamento de força e suplementação de creatina obtiveram redução nos níveis de hemoglobina glicosilada, glicose e insulina e em geral um melhor controle glicêmico em comparação com o grupo placebo


5. Efeito "anti-envelhecimento"

O acúmulo de evidências sugere que a suplementação de creatina tem o potencial de diminuir a sarcopenia (perda de massa muscular), atenuar a dinapenia (perda de força muscular) e diminuir o risco de quedas em adultos jovens e idosos (Gualano et al, 2019 )


Também pode reduzir a inflamação e a perda de densidade mineral óssea; bem como também pode ser útil no tratamento de demência, Parkinson e Alzheimer (Smith et al, 2015)


Lembre-se que deve ser prescrito pelo seu médico ou nutricionista! Gostou? Aproveita e me segue lá no Instagram, @rodrigoschroder (clique). Até a próxima edição!

<