Missão de vida: Leo Montesanto, Missionário de cafés especiais brasileiros
top of page

Missão de vida: Leo Montesanto, Missionário de cafés especiais brasileiros

O meu grande objetivo era APRENDER com os grandes campeões em qualidade de café do mundo e “copiar” tudo que eles estavam fazendo nas lavouras fora daqui.Trouxe muita coisa para os processos da Fazenda Primavera. 

Leo Montesanto

A certeza de que compartilhar conhecimento é minha missão neste mundo veio com o título de MELHOR CAFÉ DO MUNDO PELO CUP OF EXCELLENCE EM 2018 na região da Chapada de Minas.

Gosto de dizer que FAZENDA é substantivo feminino de FAZENDO, ou seja, na roça o trabalho chega primeiro e enxergar aquele espaço como uma indústria a céu aberto mostra muito do que ocorre em cada processo para potencializar as experiências sensoriais dos grãos é preciso trabalhar demais.  O produtor caminha pelos hectares embaixo de sol e chuva. Ele observa o crescimento da planta, pensa em soluções tecnológicas, caminhos de colheita, experimenta variedades em cada terroir, define na boca todo o processo implementado e enfrenta até o fogo se precisar.O fazendeiro acorda cedo e sabe que no mundo do café não existem verdades absolutas. 

Gosto sempre de repetir uma fala do meu avô, Aprigio Tavares, para exemplificar um ensinamento antigo: “No café e no amor, não tem DOTOR”. Entendi isso cedo. Cresci entre os labirintos formados pelas árvores que desenhavam as lavouras de café. O meu mundo foi esse desde que eu era um menino e só cessava a brincadeira quando eu sentia o cheiro da batatinha frita e da costelinha subindo do fogão à lenha.  

Leo Montesanto é Missionário de cafés especiais brasileiros, fundador da CoffeeMais e Colunista VAM Magazine, onde apresenta-nos a arte dos sentidos. O Brasil é uma potência e precisamos disseminar essa ideia para os brasileiros. Você quer fazer parte desse ideal? No nosso site (coffeemais.com​), lançamos o ​Clube de Assinantes #Cafequizado.​  Ficou curioso? Nas nossas redes sociais, falamos mais sobre esse projeto que levará três #cafequizadores do café superespecial brasileiro a uma imersão na Fazenda Primavera – conhecida como a “Disneylândia” do café. Quer fazer parte disso? 


bottom of page