RENATA NEIA – A Arte despretensiosa que vem de casa

Jornalista Deise Dantas

Talvez você não a conheça – algo difícil para quem possui mais de vinte mil seguidores no Instagram. Renata Neia surge na web de forma despretensiosa, mas está conquistando o público por sua simplicidade.

Ela além de alegrar o Instagram é mãe, dona de casa e trabalha como secretária em uma oficina mecânica. Assim como muitas mulheres pelo Brasil, que se desdobram em mil, para dar conta de uma rotina repleta de atividades, mas nunca deixando a alegria de lado. Renata quebra os padrões das postagens elaboradoras e produzidas. Ela mostra que uma dona de casa pode ir além das roupas no varal, faxinar a casa ou preparar as refeições para a família.

Além de apresentarmos a digital influencer, mostraremos a Renata que batalha por seus objetivos. Seu maior diferencial é o bom humor e a leveza para superar a cada obstáculo da vida.

01 – Renata Neia – apresente-se!

Mãe em primeiro lugar, mulher, esposa, filha, irmã, tia, madrinha, sou tantas coisas! Mas o mais importante é que tento ser feliz, tento ver o lado bom das coisas! Tenho 36 anos, casada há 12 anos, trabalho fora e dentro de casa, por fim sonhadora! Tenho duas filhas Maria Clara de 11 anos e Pérola de 3 anos.

02 – Quem acompanha o seu instagram vê uma mulher muito bem humorada e com um auto estima nas alturas. Você sempre foi assim?

Não, mesmo! Já sofri gordofobia de pessoas bem próximas a mim! Tem uma parte que não sai da minha cabeça, vou contar rápido: eram cinco lugares no carro, falaram assim pra mim: “vá na frente porque aqui atrás não cabe você e mais dois!”. Não me aceitavam. Já fui magra seca, mas para eu ser magra tenho que viver passando fome e desmaiando, como vou criar minhas filhas? Passando mal? Hoje me aceito. Sou feliz. Dei um basta nessas pessoas.

03 – Você imaginava que depois da montagem da sua foto do filme BelezaAmericana, seu perfil teria tanta notoriedade?

Não! Eu fiz para mostrar que eu trabalhava, porque me julgavam de gorda e morta de preguiça, só que eu gosto de ver os problemas de forma diferente. Por que tudo que você faz com humor não te atinge, depois desse dia que postei a foto, ficou divertida e mostrei que eu trabalhava muito sim e que eu sou gorda porque é meu biótipo, meu jeito.

04 – Uma curiosidade: Renata por que essa quantidade enorme de roupas lavadas?

Aqui em casa somos quatro pessoas, duas crianças que estudam, aí começa: roupa pra ir pra escola, roupa quando chega em casa, roupa que banhou porque sujou, pijama, toalha, lençol, aqui faz muito calor (Renata é mineira, mas mora desde os sete anos no estado do Tocantins) hoje mesmo eu usei uma roupa para ir trabalhar, cheguei vesti uma para fazer o almoço, porque chegar em casa suada, aí tu vai fazendo as contas. É para piorar tudo, eu lavo de 15 em 15 dias rsrsrs. Em um final de semana eu cuido da organização da casa e no outro final de semana eu lavo é sempre assim. Não consigo fazer as duas coisas nos finais de semana.

05 – Como organiza seu tempo para as postagens?

Geralmente pela manhã umas sete horas tiro uma ou duas fotos, porque acordo às cinco horas, vou arrumar e organizar a casa para acordar as meninas, quando elas saem eu faço uma foto se der tempo à tarde também gosto depois das cinco da tarde. São esses horários.

06 – Como reagiu quando viu o aumento de seus seguidores?

Nossa fiquei feliz, espantada assim. Não acreditava. (Pergunto se isso aconteceu depois da foto beleza americana) Não. Isso aconteceu depois que a Giovanna Antonelli me seguiu Ela sentiu minha dor rsrsrs. Eu copiei uma foto dela, que estava fazendo marketing dos próprios esmaltes. Hugo Bonemer foi o primeiro famoso que me seguiu. Por causa de um vídeo que fiz bebendo um suco verde para emagrecer. Depois do Hugo veio a Giovanna e a Fátima Bernardes.

07 – Já sofreu algum ataque dos haters?

Sim! Diziam que eu estava comprada pela Globo. Que eu não me cansava de dar bobeira. Que eu sou gorda e feia, que não me manco rsrsrs. Essas coisas. Se eu não tinha vergonha de estar me expondo e que eu só quero chamar atenção. Aí tem tanta coisa. Mas é assim mesmo, não conseguimos agradar a todos!

08 – Seus seguidos te pedem conselho?

Sim muito! De beleza, de autoestima, de auto aceitação, de limpeza, como lavar roupas. (Sem acreditar, durante nossa conversa falo: Mentira? Como lavar roupa?) rsrsrsrs. Sim, porque que eu não coloco tudo na máquina. Eu gosto de lavar no tanquinho, para ser mais rápido e reutilizar a água. Gosto de ir lavando a casa, as calçadas com a água da roupa. Na máquina a gente meio que põe e larga lá e eu não gosto.

09 – É comum quando um perfil tem um grande número de seguidores de que alguns deles pedem ajuda. Você já passou por isso?

Sim, pediram para por a foto nos stories, eu coloquei quando pendem ajuda de dinheiro, não tem como porque a gente também tá lutando dia e noite pra escapar né rsrsrs.

10 – Depois que a Renata Neia ficou famosa o que mudou na sua rotina?

Mudou que tento sempre fazer meu melhor nas fotos fico filmando eu limpando as coisas, mas no mais eu continuo igual (Pergunto se ela está buscando aprimorar suas fotos e vídeos). Eu tento. Porque faço tudo sozinha, sou meio autodidata. Vou pesquisando e aprendendo.

11 – Cita 2 atrizes e 2 atores que você admira?

Ah! Giovanna Antonelli e Marina Ruy Barbosa Hugo Bonemer e Alexandre Nero

12 – Você que cuida do seu perfil ou hoje precisa de assessoria?

Eu que faço tudo, não tenho ninguém.

13 – Como surgiu o convite para ir a Rede Globo?

Eles me procuraram, na minha página do Facebook. (Pergunto: Porque? E a resposta é a mais simples possível). Não sei! Gostaram eu acho do que eu faço =)

14 – Já consegue pagar as contas só com suas postagens?

Se eu te falar que nunca ganhei dinheiro com o Instagram. Não tenho patrocínio, não tenho nada. Mais tô rezando!

15 – Quais os sonhos de Renata?

Eu tenho um sonho de ter alguma coisa para as minhas filhas, tenho medo de não conseguir mais trabalhar e elas precisarem de mim. Tudo é pensando nelas (sonho material) Coisa de mãe. Mas se Deus me der saúde e eu conseguir que elas façam uma faculdade. E quando for mais velha tenho um sonho de ter um abrigo de crianças. Para as crianças chegarem tomar banho, comer. Tipo uma casa de apoio.

Termino nossa entrevista com a sensação de aprendizado. Sim! Aprender é a palavra-chave dessa entrevista. Renata de forma simples ensina que devemos levar a vida de forma leve. 

Responder aos ataques com sorrisos, às ofensas com alegria. E principalmente buscar incessantemente olhar as adversidades com outros olhos.

Siga Renata no Instagram aqui.



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renata Neia (@renata_neia) em 8 de Ago, 2019 às 2:07 PDT



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renata Neia (@renata_neia) em 29 de Jul, 2019 às 2:19 PDT



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renata Neia (@renata_neia) em 9 de Set, 2019 às 12:50 PDT



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renata Neia (@renata_neia) em 22 de Jul, 2019 às 2:39 PDT

#Criativa #Moderna