top of page

Carnaval folclórico na Tchéquia

A Tchéquia tem carnaval. Bem diferente do brasileiro, porém, são festas são marcadas por tradições coloridas e celebrações gastronômicas.

Hlinecko - Um Carnaval único e tradicional

O carnaval de Hlinecko, na região de Pardubice, acontece de 18 a 21 de fevereiro, eé reconhecido como patrimônio imaterial pela UNESCO.

Este fantástico espetáculo pode ser visto anualmente no período entre as festas dos Reis Magos (no Brasil chamada Folia de Reis) e a Quarta-feira de Cinzas. Embora os carnavais sejam realizados em toda a Tchéquia, é em Hlinecko que eles foram preservados em sua forma quase original por mais de duzentos anos. Mas também há belos desfiles em Vortová, Studnice, Hamry, Blatno, Podhradi, Vitanov ou em Stan, perto de Hlinsko.

Os carnavais de antigamente eram simplesmente festividades opulentas onde se comiam fartas refeições para aguentar o prolongado jejum da Quaresma que iria começar. Realizavam-se majestosas festas reais, danças nas cidades e luxuriosos festivais nas aldeias. Ainda hoje é possível saborear durante os carnavais as mais diversas iguarias, desde os requintados pastéis doces até os saborosos embutidos, morcelas ou torresmos, que devem ser acompanhados pela aguardente de ameixa artesanal slivovice.

Os personagens principais dos desfiles são os turcos, a figura de uma mulher, as figuras de palha, o açougueiro com uma égua ou os limpadores de chaminés. Também não faltam o urso, o judeu ou o porta-voz do desfile, o chamado laufr, que pede licença a cada um dos donos das casas visitadas nesse desfile tão especial. Se quiser fazer parte do desfile, basta um traje original para se juntar aos outros. Ou se preferir, pode também desfrutar do espetáculo como centenas de espectadores que todos os anos vêm assistir a o desfile e apreciar os doces típicos e das atividades.

Český Krumlov - A Pérola celebra seu carnaval

Ao longo do ano, milhares de turistas visitam Český Krumlov, pequena cidade do sul da Boêmia conhecida como a Pérola do Moldava. Porém, uma das datas mais especiais, na qual você encontrará experiências únicas é durante os dias de carnaval da cidade. Este ano você pode experimentá-los nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O carnaval, a festa da carne, sempre foi o período das grandes festividades. Havia banquetes nas cortes reais, festivais nas cidades e matanças de porcos nas aldeias – tudo culminando em uma festa de máscaras na Terça-feira Gorda. Atualmente estas tradições são revividas todos os anos em Český Krumlov e convidam a viver experiências tradicionais de uma forma muito original.

Um desfile de máscaras percorre as ruas medievais da cidade acompanhado por artistas de rua e música. Há um banquete com as especialidades típicas da matança de porcos como embutidos, salsichas, linguiças ou morcela. Experimente especialmente a galantine com um toque de vinagre acompanhada da mundialmente conhecida cerveja local, a Budweiser.

Praga, a capital não fica atrás.

Os "Festivais da Carne" em Praga oferecem desfiles de máscaras, banquetes, danças e canções pelas ruas da cidade. Em muitas partes de Praga haverá festividades com muito ritmo. Por exemplo, em Kampa em Malá Strana, em Letná, em Žižkov, na praça Jiřího z Poděbrad, em Břevnov ou em Karlín.


Em vários restaurantes de Praga é possível saborear a cozinha tradicional do Carnaval. Haverá amostras do trabalho dos açougueiros durante um abate tradicional tcheco com pratos especiais de carne de porco.


bottom of page