Da Grécia antiga para o século XXI. A beleza masculina está em alta!
top of page

Da Grécia antiga para o século XXI. A beleza masculina está em alta!

E você ? Também quer se transformar num deus grego? Leia a entrevista para a VAM Magazine Health com os cirurgiões plásticos, Gabriel Basílio e Alessandro Martins.

VAM: Quais procedimentos e cirurgias que os homens mais procuram?

Dr Alessandro Martins:

Os homens estão buscando cada vez mais o mercado da estética. Entre os procedimentos, (tratamentos realizados no consultório) a toxina butolinica (tratamento das rugas e linhas de expressão) é um deles, e, normalmente, o primeiro a ser feito pelo público masculino.


Os preenchedores faciais (procedimentos realizados com a injeção de ácido hialurônico) muito conhecido com harmonização facial, também tem atraído muitos homens aos consultórios de cirurgia plástica. Um melhor contorno para as mandíbulas e queixo, tornam os traços masculinos mais marcados equilibrando as proporções faciais.

Entre as cirurgias faciais mais procuradas estão as dos olhos (blefaroplastia – tratamento da pele e bolsas de gordura das pálpebras) seguidos da rinoplastia e o face lifting (cirurgia de rejuvenescimento facial).


VAM: Harmonização facial. Como é avaliado por um médico para se chegar a um resultado satisfatório?

Dr Gabriel Basílio:

A harmonização facial é um procedimento feito através de injeções de ácido hialurônico em regiões da face para buscar a melhora das proporções faciais. Ao contrário do que se pensa, não há uma “receita de bolo”. Vários estudos foram criados com objetivo de protocolar e mapear as áreas de preenchimento, entretanto, cada rosto, cada etnia e cada idade tem uma proporção, um belo, um equilíbrio que não se aplica a todos os perfis.


Muitos pacientes expressam o desejo de aumentar o ângulo da mandíbula e com isso ter como resultado um rosto mais quadrado, bem como o aumento da projeção do queixo - a maçã do rosto, principalmente em pacientes que perdem muita gordura facial, seja por emagrecimento, por atividade física com baixo percentual de gordura corporal ou para atenuar o sulco nasogeniano (bigode chinês).


O preenchimento labial é outro procedimento muito solicitado que tem como objetivo igualar as dimensões dos lábios superior e inferior, e a rinomodelação (cirurgia estética e funcional do nariz) que acompanha essa proposta de harmonização da face, porém, é preciso muita cautela do cirurgião plástico para individualizar o tratamento. Nem todos os homens precisam desses procedimentos. As alterações decorrentes da idade e da flacidez da pele precisam ser consideradas. A harmonia é o que combina, o que agrada visualmente, sendo então necessário, por vezes, opor-se a alguns desejos de pacientes que confundem suas características faciais.


VAM: Vamos falar sobre o preenchimento facial? Existem muitas dúvidas sobre quais os produtos e quando é necessário? Existe uma idade mínima e máxima?

Dr Alessandro Martins:

Os preenchedores faciais mais utilizados seriam os compostos por ácido hialurônico, mas existem várias composições diferentes deste ácido, com formulações que podem ser utilizadas desde áreas profundas até as superficiais da face, sendo assim, temos produtos específicos para os lábios, olheiras, queixo, mandíbula, malar, ou rugas finas. Essas propriedades são importantes para melhorar a durabilidade e os resultados dos tratamentos. Os preenchimentos não têm uma relação direta com idade ou envelhecimento, e sim com proporções faciais. O preechimento nas áreas com perda de gordura facial decorrentes do envelhecimento ou descida dos tecidos da face pode trazer um grau de rejuvenescimento, por isso, não há uma idade de início ou limite dentro da vida adulta, e sim, qual a queixa, o volume ou proporção deseja-se corrigir, tratar ou mudar.


É importante compreender que tanto na volumização da face como no rejuvenescimento, há limites para os procedimentos, e, principalmente qual hora se deve parar de volumizar e partir para outra forma terapêutica como, por exemplo, um tratamento cirúrgico.


VAM: Quando os procedimentos não devem mais ser indicados e os procedimentos cirúrgicos ganham lugar?

Dr Gabriel Basílio:

Principalmente no tratamento das pálpebras e do rejuvenescimento facial, os procedimentos podem ter um fim e a proposta cirúrgica se torna soberana.

Nas pálpebras, a presença de bolsas discretas de gordura pode ser camuflada com preenchedores, alguma flacidez ter a melhora pelos tratamentos com laser, mas quando a flacidez aumenta e as bolsas palpebrais herniam, o tratamento cirúrgico através da blefaroplastia é a única opção.


Igualmente o rejuvenescimento facial tem seu limite. Os preenchedores por vezes podem pesar as expressões faciais quando já se tem flacidez, principalmente em áreas como o “bigode chinês, sinal da marionete e a papada “- formas como o sulco masogeniano e o pescoço são conhecidas. Não conseguimos tratar por fios, ou tecnologias, pois além de reposicionar estruturas, a pele tem que ser removida, sendo indicada nesses casos, o face lifting.


VAM: Como não tornar a face masculina estigmatizada ou feminilizada?

Dr Alessandro Martins:

É preciso ter muto cuidado com os procedimentos na face masculina, pois além do rosto do homem ter expressões e sulcos mais mardados, as proporções são diferentes do rosto feminino. Na face feminina os procedimentos e preenchimentos são mais voltados para o terço médio da face, maçã do rosto (região malar) e queixo, tornando o rosto mais triangular. A proposção do terço médio da face é maior que do terço inferior, os lábios mais volumoso sendo o lábio inferior cerca de 1/3 maior que o superior, sobrancelhas arqueadas (toxina butolínica), e nas rinomodelações a ponta nasal pode ser mais arrebitada.


Já nos homens, ao contrário das mulheres, o terço inferior da face é mais valorizado, contemplando o ângulo das mandíbulas, queixos fortes, forma de rosto quadrada, lábios mais finos de proporção superior / inferior semelhantes e sobrancelhas retas. Acho interessante manter algumas expressões faciais mesmo com uso da toxina butolínica. Isso não significa deixar rugas, mas atenuá-las, mantendo características masculinas.


Igualmente nas cirurgias faciais como face lifting e a blefaroplastia, algumas adaptações técnicas devem ser aplicadas. A tração da face no face lifting deve ser mais oblíqua e paralela ao sulco nasogeniano (bigode chinês), na tentativa de projetar pouco a maçã do rosto para não feminilizar a face. Deve-se ter cuidado com a implantação da barba, das costeletas e a extensão das cicatrizes, principalmente em pacientes calvos.


Na blefaroplastia, a cicatrizes não devem ultrapassar a lateral dos olhos e as ressecções de pele devem ser mais comedidas para não alterar o olhar.


VAM: Qual a cirurgia mais procurada pelos homens?

Dr Gabriel Basílio:

Das cirurgias faciais a rinoplastia seria a mais procurada, independente da faixa etária seguida da blefaroplastia como a primeira visão de rejuvenescimento facial, pois o olhar cansado traz uma ideia de envelhecimento, porém, tem crescido no meio masculino a busca pelo face lifting, com maior conhecimento pelos pacientes, das indicações e resultados, mesmo porque os preenchedoeres se tornam mais limitados na face masculina pelo risco de feminilizar ou estigmatizar.

Em relação as cirurgias corporais a maior procura são pelas lipoaspirações (de alta definição ou não) e tratamento da ginecomastia (mamas com excesso de glândula, gordura, pele ou ambas).


VAM: Como manter a beleza e jovialidade da face masculina após o tratamento cirúrgico?

Dr Alessandro Martins:

Não adianta fazer uma cirurgia incrível de rejuvenescimento facial, com tratamento dos olhos, bigode chinês, pescoço e o paciente não realizar a manutenção do corpo e da face. Será necessário um cuidado permanente, como o controle de peso (tanto no ganho como no emagrecimento do pós-operatório), hábitos saudáveis, atividades físicas e proteção solar. Em relação aos demais procedimentos, rugas de expressão continuarão sendo tratadas com toxina botulínica, a reposição volumétrica com preenchedores ao longo dos anos, o estímulo de colágeno com os bioestimuladores, manchas e rugas finas com peeling ou laser e até mantutenção das estruturas com o ultassom microfocado, pois o corpo e a pele continuarão envelhecendo, a produção de colágeno diminuirá e as estruturas ósseas da face atrofiarão. A diferença é que não se está tratando e sim mantendo, logo, o resultado aparecerá muito mais, com menos volume potencializando e muito qualquer resultado com maior naturalidade.


VAM: Quais tratamentos associados podem manter a face masculina jovial sem cirurgia e qual a limitação de resultado neste caso?

Dr Gabriel Basílio:

Todos esses procedimentos citados são utilizados para prevenir, tratar o envelhecimento facial ou manter o resultado da cirurgia. A grande diferença está na flacidez e queda das estruturas faciais. Homens com mesma idade, pesos semelhantes, hábitos e atividades físicas terão evoluções de envelhecimento facial diferente. Isso acontece por características étnicas, espessura de pele, questões genéticas / familiares como estrutura óssea facial, estrutura dentária, sulcos mais marcados características palpebrais e disposição da gordura facial. Sendo assim, alguns pacientes precisam de poucos procedimentos para manter a face jovial, outros mais ou até cirurgia.

A região do pescoço – papada – é umas das principais indicações de cirurgia em homens, visto que a flacidez desta região não pode ser tratada por nenhum procedimento.


VAM: Fala-se muito em corpos torneados. Na cirurgia plástica, quais são os maiores desejos quando os pacientes chegam até a Clínica Inova?

Dr Alessandro Martins:

As lipoaspirações principalmente as de alta definição (simulação do contorno da musculatura abdominal intercalando áreas de depressão e de relevo, utilizando a própria godura abdominal) tem grande procura, entretando, é muito importante que se compreenda que essa técnica não cria musculatura na barriga. Os “quadradinhos“ são áreas onde se deixa gordura no abdômen para simular o relevo da musculatura, logo, não poderá haver flacidez de pele para se obter um bom resultado. O ganho de peso no pós-operatório poderá comprometer e muito o resultado da cirurgia. Algumas tecnologias como a associação de radiofrequência e plasma, proporcionam uma melhora da flacidez associada a lipoaspiração, nesse caso com flacidez moderada.


A beleza do tórax masculino também é foco de atenção. A retirada do excesso de gordura / pele / glândula das mamas (ginecomastia) melhoram muito a visualização da musculatura peitoral,

Associadas as próteses dos mesmos são cirurgias que se destacam.

Vale lembrar que outros implantes corporais e lipoenxertias também merecem destaque, como as próteses de glúteo e panturrilha, assim como os enxertos de gordura nos glúteos e deltóides (ombro).


VAM: Quando se diz "não" para um paciente que deseja fazer um procedimento ou cirurgia plástica?

Dr Gabriel Basílio:

O não é muito importante na cirurgia plástica. Impôr limites ou explicar resultados fantasiosos que não correspondem as expectativas dos pacientes são os pontos mais difíceis no dia a dia do cirurgião plástico.

Não se pode escolher e muito menos prometer um nariz, um lábio ou um formato de rosto parecido com o de alguma celebridade, por exemplo, pois cada um tem uma composição, uma estrutura facial, um biótipo, e mesmo nos biótipos parecidos é importante explicar limites e resultados possíveis para cada um de forma individualizada.

Compreender o contexto do resultado, o que o paciente acha bonito dentro de características semelhantes, devem ser levados em consideração, porém, não resultados iguais, ou replicados.

Outra questão muito importante são os exageros. Isso deve ser evitado pelos cirurgiões, pois o belo é algo harmônico, proporcional e que combina. Os exageros podem resultar na estigmatização e desarmonia facial/corporal, por isso a importância de ser colocado pelo cirurgião na hora da consulta. Outro ponto são aqueles pacientes que já possuem indicações cirúrgicas e continuam optando por procedimentos na tentativa de corrigirem as suas queixas, levando a resultados limitados e por vezes discutíveis.

BIOGRAFIA DR GABRIEL BASÍLIO - Formado em Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo há mais de 15 anos, o Dr. Gabriel Basílio conta com residências médicas em Cirurgia Geral, na Universidade do estado do Rio de Janeiro; Cirurgia Plástica pela Universidade do estado do Rio de Janeiro; Cirurgia Crânio Maxilo Facial pela Universidade do estado do Rio de Janeiro e Into/MS-RJ. De uma maneira natural em sua carreira, devido sua formação, ficou mais dedicado a cirurgias faciais tanto estéticas como lifting de face em sua clínica particular ou reparadoras como cirurgias de lábio leporino e fenda palatina, que executa, pois participa da “Operatio Smile” - organização sem fins lucrativos - que leva cirurgias para esses pacientes em vários países, onde já esteve de forma voluntária. De forma ética, nosso especialista procura oferecer um atendimento personalizado, voltado para o resultado natural e bem estar de seus pacientes.


BIOGRAFIA DR ALESSANDRO MARTINS - Especializado em reconstrução de mamas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro titular da SBCP, coordenador do curso integrado dos serviços credenciados da SBCP-RJ, faz parte da equipe de cirurgia plástica do Hospital Federal de Bonsucesso, do serviço de cirurgia plástica do Hospital São Francisco e sócio da INOVA – clínica de cirurgia plástica, em Botafogo/RJ. Dedicado a cirurgia plástica, estética e reparadora, com experiência em reconstrução das mamas pós mastectomias por câncer, formou-se em cirurgia plástica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. É membro titular dedicado a cirurgias de mamoplastia redutora, reconstruções de cirurgias de cabeça e pescoço por câncer como reconstrução nasal (com trabalho apresentado e premiado em congresso brasileiro no ano de 2007), reconstrução das pálpebras e reconstrução labial.


Fotos: VINÍCIUS MOCHIZUKI

Editor chefe: Antonnio Italiano

Edição de moda: Alê Duprat

Produção de moda: Kadú Nunnes

Direção de estúdio: Rodrigo Rodrigues

Assessoria de imprensa: Equipe D Comunicação

Berê Biachi


bottom of page