Edifício Martinelli comemora 100 anos com visitação gratuita, arte, design, arquitetura e eventos culturais
top of page

Edifício Martinelli comemora 100 anos com visitação gratuita, arte, design, arquitetura e eventos culturais

Ponto turístico da cidade apresenta uma série de atividades culturais durante 100 dias, em São Paulo 

@edificiomartinelli - @clausneves - @juniorpassini - @rafael.inguedes - @fabiofloriano

Histórico e por muitos anos o maior arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli completa o seu centenário em 2024 e celebra com o projeto "M100: Martinelli 100 Anos". 


A iniciativa vai devolver espaços do histórico edifício à população com visitação guiada gratuita, design, arquitetura, instalações artísticas e eventos culturais durante 100 dias. 


Em seu início, durante os dias 14 e 24 de março, o “M100” será destino da Design Week, da Feira Rosenbaum, e da Cidade do Futuro, com instalações artísticas, feiras e eventos sobre arte, design, arquitetura, inovação e tecnologia. A partir do dia 29 de março, o projeto passa a oferecer visitas guiadas e totalmente gratuitas ao público, mediante a retirada de convites on-line, e eventos culturais diversos, com valores e horários variados.

DW: Design Week

A Semana de Design de São Paulo é um dos maiores festivais urbanos do mundo, ocorrendo na região metropolitana da cidade desde 2012. Em sua última edição, contou com 215 eventos em 7 distritos de design, reunindo 118 expositores. O festival inclui uma variedade de atividades como palestras, exposições, intervenções artísticas, feiras de negócios e lançamentos de produtos, realizados simultaneamente em diversos locais da cidade.


Feira Rosenbaum

A Feira Rosenbaum é um encontro que reúne artistas e designers independentes para levar ao público criações autorais e com identidade brasileira, com curadoria de Cris Rosenbaum. A Feira recebe desde comunidades criativas tradicionais do Brasil a artistas e designers contemporâneos. Tudo isso em uma atmosfera de casa aberta, com música, sons, cheiros e cenários.


Cidade do Futuro

Encontro da inovação e dos negócios com a sustentabilidade, no centro histórico de São Paulo, que conta com experiências imersivas, palestras e vivências discutindo como serão as cidades do amanhã.


Seiva e a Cidade: Circuito de Design e Arquitetura

Todos os encontros promovem um circuito artístico batizado de "Seiva e a Cidade", que vai percorrer não apenas o Edifício Martinelli, mas também o Tácito Toledo de Lara, um prédio de nove andares localizado no Largo da Misericórdia, a 400 metros do gigante paulistano.


O projeto que percorre nove andares do edifício Tácito Toledo de Lara, um retrofit da Sumaúma, discute e propõe laboratórios de sustentabilidade, dando vida a materiais e  mobiliários inutilizados, artigos esquecidos, garrafas trituradas, transformando-os em instalações artísticas que transcendem o tempo e o espaço. 


Visitação Guiada Gratuita

Toda a agenda de visitação gratuita, aos finais de semana, contará detalhes sobre a construção e história do edifício e mostrará detalhes sobre a cidade de São Paulo há cerca de 150 metros de altura, em um terraço 360 graus.


É a chance de paulistanos, e de turistas de todas as cidades do Brasil e do mundo, conhecerem o maior mirante a céu aberto do estado de São Paulo. Além disso, será a primeira vez na história que a visitação poderá ocorrer também em outros espaços além da cobertura, com destaque para o 25º andar - que contará não só com visitação, mas com espaços de exposição, gastronomia e cultura. Inicialmente o planejamento e a estrutura preveem 400 visitantes por final de semana, número que pode ser estendido nos próximos meses.


Eventos Culturais

O projeto também receberá eventos artísticos e apresentações de uma série de segmentos do entretenimento, promovendo encontros culturais plurais no centro histórico de São Paulo.


Os eventos, com início no final de março, serão privados, com cobrança de ingressos, horários e valores diversos, e tem uma curadoria atenta à inovação, pluralidade e compromisso em apresentar artistas nacionais e internacionais relevantes para o momento. 


Esse projeto é uma instalação artística temporária antes do início da reforma completa de concessão pública pelo Grupo Tokyo, com início esperado para o segundo semestre deste ano. 


Para mais informações, acompanhe a rede oficial do projeto no link: instagram.com/edificiomartinelli 


Serviço 

Data: de 14 a 24 de março (de segunda a domingo)

Horário: Das 10h às 20h

Endereço: Avenida São João, 35 - Centro Histórico de São Paulo

Valor: Grátis - mas será necessário retirar ingressos antecipados através do link no perfil oficial do Edifício Martinelli nas redes sociais: instagram.com/edificiomartinelli 




bottom of page