FENÔMENO KÉFERA: Alçada ao sucesso no Youtube, atriz alcançou as telonas, a telinha e a literatura

Por Antonnio Italiano, ceo VAM Magazine

É possível encontrar duas definições no dicionário para a palavra fenômeno:

Uma delas diz: “Acontecimento ou fato raro e surpreendente”. E a outra: “Pessoa, animal ou com algo extraordinário, que provoca admiração ou espanto”. Melhor palavra não há para definir Kéfera Buchmann. Ela foi uma das pioneiras a revolucionar o Youtube. Seus vídeos ganharam dimensão nacional, fazendo com que a jovem de Curitiba ficasse famosa em todo o país. Hoje, mais de uma década depois, a história prova que Kéfera não foi um fenômeno passageiro. Ela protagonizou diversos filmes no cinema, lançou livros, fez novela... Há um ano, ela se despediu do seu canal no Youtube, que tem mais de 10 milhões de escritos, para se dedicar a atuação. Ela está no elenco da série Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, no GNT, que ainda não tem data de lançamento. No Instagram, ela criou a Série do Cérebro, no qual atua, escreve, dirige e edita. E o ano de 2022 promete muitas novidades!

VAM: Kéfera, o seu canal no Youtube foi criado em 2010 e até o momento dessa entrevista e só nessa plataforma você têm 844,202,667 views. Nesse processo criativo e pioneiro como a profissão de Youtuber, me conte qual foi a sua maior conquista e dificuldade nesses anos todos? Comente:

Eu fui muito feliz com o meu canal. Foram 10 anos de canal e a decisão de parar foi muito difícil, justamente por ter tantas pessoas legais me acompanhando e seguindo ali. Quando eu comecei, o Youtube ainda era algo novo por aqui. Não existia uma fórmula, nenhuma receita... Fomos descobrindo no dia a dia, fazendo mesmo. Eu sou grata porque, através do canal, eu ganhei voz para me expressar e me desenvolver como artista. Eu já era atriz, já fazia teatro antes do canal... Atuar é a minha paixão. A maior conquista é o carinho que eu tenho das pessoas e o respeito. As dificuldades, elas me ajudaram a ser quem eu sou hoje.


VAM: Agora me diga como é o seu processo criativo como atriz, como é o seu momento criativo?

Eu sou uma atriz apaixonada mesmo. Adoro estar em processo criativo. Adoro esse processo de me colocar no lugar daquele personagem e descobrir quais são os caminhos que a levaram até ali. Sou uma atriz que gosta de pesquisa, de laboratório, de criar personagens de dentro para fora. E eu vou me alimentando de tudo o que ouço, de tudo o que vejo... Eu sou muito atenta e essas cenas do dia a dia vão me enriquecendo, me dando nuances novas.


VAM: Lembro de acompanha-la quando estava na Bienal em São Paulo, no evento você atraiu multidões em todos os lançamentos! Comente sobre esse importante momento? Futuramente teremos novos livros seus?

Foi um momento muito legal mesmo. Tenho boas lembranças dessa Bienal. Eu gosto de me expressar pela arte. E escrever é também uma forma de expressão para mim. Tenho um livro novo sim. Ele deveria ter saído no ano passado, mas, por causa da pandemia, adiamos. É um livro mais poético, com situações que eu vivi e gostaria de viver. Ainda não tenho uma data certa, mas acredito que no próximo ano.


VAM: No universo de celebridades, mídia e redes sociais influenciamos muitas pessoas. Como você lida com comentários negativos, exposição, dinheiro e fama?