top of page

Mira Mira by Ricardo Costa – o segundo restaurante com assinatura do chef abre no WOW

O renovado Mira Mira traz uma visão mais descontraída sobre fine dining sem dispensar o respeito pela sazonalidade e pela gastronomia portuguesa, já reconhecidas no chef com duas estrelas Michelin

(São Paulo, 26 de abril de 2023) - Mira Mira by Ricardo Costa: a nova assinatura aprimora a experiência no restaurante do WOW, aberto em 2020, e também a carreira do chef, que abre seu primeiro restaurante fora de um hotel, no Quarteirão Cultural de Vila Nova de Gaia, na região do Porto, ao norte de Portugal.

“Encontrei no Mira Mira o local ideal para começar este projeto. Por um lado, pela segurança de estar igualmente integrado no grupo The Fladgate Partnership, com quem tenho uma relação longa e de confiança mútua. Por outro lado, o nome e o espaço já existentes cativaram-me – percebi que estava aberto o caminho para concretizar uma nova forma de aplicar minha gastronomia, mantendo a liberdade de criar todo o conceito e pensar cada detalhe, dos pratos aos vinhos”, explica o chef Ricardo Costa.


À liderança do Mira Mira vem somar-se ao reconhecido e multipremiado trabalho como chef executivo do hotel The Yeatman. O percurso de 13 anos assume o seu esplendor no restaurante Gastronômico, que arrecadou duas estrelas Michelin sob a liderança de Ricardo Costa.


“Há elementos que não irei dispensar no Mira Mira: a inspiração na tradição portuguesa e o respeito pela origem do produto, pois são basilares na minha cozinha. Contudo, mantendo a exigência e o rigor de um fine dining, quero trazer a este restaurante uma postura mais descontraída da cozinha. Esta forma mais leve e espontânea de trabalhar e criar é algo que tenho procurado, mas, aqui, essa visão e capacidade de experimentação sairão reforçadas”, detalha Ricardo Costa.


O agora (também) chef desenvolveu dois menus de degustação, a que batizou de Colheita, em referência a estes novos “frutos” da sua carreira, e à incontornável ligação com o vinho, que se estende do The Yeatman ao WOW. Uma das propostas é totalmente vegetariana, uma cozinha não só apreciada como incentivada pelo próprio chef. 


Na versão com carne e peixe, a experiência começa com três requintadas combinações servidas no exterior do Mira Mira, marcado pela vista para o Douro e para o Porto. O menu prossegue, já na sala principal do restaurante, cujo aspecto moderno inspirou criações mais “urbanas, jovens e versáteis”, como as classifica o próprio chef, que aposta, a cada prato, em uma combinação de dois a três ingredientes-chave. Das entradas às sobremesas, alguns dos momentos dos menus de degustação podem ser igualmente pedidos à la carte.


Para complementar a experiência, a carta de vinhos foi desenhada à semelhança da proposta gastronômica desenvolvida por Ricardo Costa para o Mira Mira: unindo o que é incontornável em Portugal a uma forte base de experimentação, sem esquecer alguns apontamentos internacionais. A presenças vínicas de peso (entre elas, todas as casas de vinho do Porto do grupo The Fladgate Partnership), junta-se uma aposta clara em pequenos produtores, em referências biológicas e provenientes de agricultura regenerativa. As regiões do Dão e da Bairrada destacam-se entre as prediletas nas escolhas de Ricardo Costa para acompanhar suas criações.


SERVIÇO

MIRA MIRA BY RICARDO COSTA

Reservas online; book@wow.pt ou pelo telefone +351 220 121 270

Capacidade da sala: 40 lugares

Capacidade da esplanada: 40 lugares

bottom of page